quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Conscientização sobre a saúde do homem é tema de palestra em Clínica da Família de Queimados

Moradores do bairro São Jorge receberam orientações sobre o câncer de próstata e encaminhamento para exame que detecta a doença

Aline Lopes - Para mudar os paradigmas em relação à ida do homem ao urologista e à realização do exame de próstata, a Prefeitura de Queimados vem realizando uma série de ações de conscientização sobre o Novembro Azul, mês dedicado à saúde masculina. Nesta quinta-feira (22), a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma palestra educativa sobre diabetes, hipertensão, doenças sexualmente transmissíveis e câncer de próstata para os pacientes da Clínica da Família Robson Romero de Oliveira, no bairro São Jorge.

Ao todo, 30 homens participaram do evento e receberam encaminhamento para realização do PSA (antígeno prostático específico), exame de sangue capaz de diagnosticar o câncer de próstata. A doença, que se caracteriza pelo surgimento de um tumor maligno no local, é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).

“Em muitos casos o câncer não apresenta sintomas. Por isso, pedimos sempre que os homens tirem um tempo para ir ao médico. O diagnóstico precoce dessa e de outras doenças aumenta as chances de cura do paciente”, explicou o palestrante, Drº Daniel Virgínio.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, as palestras de prevenção estão sendo realizadas em todas as unidades para facilitar o acesso de todos os moradores às informações tão importantes. “Esta mobilização é essencial para alertar o público masculino sobre a importância de estar indo periodicamente ao médico fazer um check-up. Entendemos que muitos não têm tempo por causa do trabalho, mas, a saúde precisa ficar em primeiro lugar”, declarou a gestora.

Imagens: Thiago Loureiro/ SEMCOM - PMQ
Enquanto esperava a sua consulta, o aposentado José da Silva (65) pôde aprender mais sobre a saúde do homem durante a palestra. “Não podemos brincar com a nossa vida, precisamos ir sempre ao médico. Já vou aproveitar para pegar meu encaminhamento e fazer o exame PSA. Prevenir é o melhor sempre”, disse o morador do bairro São Jorge.

Para marcar uma consulta com urologista basta ir até o Centro de Especialidades Médicas (CEMEQ), na Avenida Camilo Cristófano, nº100, Fanchem, com identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. A unidade atende pelo telefone (21) 2665-3599.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.