quinta-feira, 22 de novembro de 2018

MPB dita ritmo no início das comemorações pelos 28 anos da emancipação de Queimados

Show do cantor Pedro Luís com S levantou público presente no CEU Planeta Futuro com canções consagradas no cenário nacional

Marina Mendes - A largada para o primeiro Festival de Artes e Leitura de Queimados foi dada na última quarta-feira (21) ao som da Música Popular Brasileira. Fazendo parte da programação oficial pelos 28 anos de emancipação do município, a abertura do evento contou com o show de Pedro Luís com S, realizado no Centro de Artes e Esportes Unificados Planeta Futuro, no bairro São Roque. O cantor e compositor carioca  trouxe um repertório vasto com sons de sua autoria, mas que foram gravados por outros artistas da MPB, como: Elza Soares, Roberta Sá, Cidade Negra e Luis Melodia. Nesta sexta-feira (23), música e poesia vão ganhar destaque na grade de atividades.

O evento aconteceu no Teatro Delcy de Souza, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Planeta Futuro e teve cerca de 1h30 de duração. Realizado graças à parceria entre a Prefeitura e a Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ), o show reuniu a população e teve como objetivo promover o acesso à arte, assim como toda a programação do Festival.

Entre as autoridades presentes estiveram o Vice-prefeito Machado Laz, representando o Prefeito Carlos Vilela, a primeira-dama Lúcia Vilela, o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Marcelo Lessa. Além disso, o atual Presidente da FUNARJ, Nelson Freitas, também compareceu na ocasião e prestigiou a apresentação.

Para o artista Pedro Luís, que foi um dos fundadores do grupo Monobloco e tem uma carreira como músico há quase 30 anos, o projeto é interessante principalmente porque atinge um novo público. “É interessante ter o subsídio de um órgão público para levar nossas vozes artísticas até locais em que a população ainda não tem tanto acesso e prática de ir até espetáculos”, comentou Pedro, que também irá participar da peça “Matéria de Poesia”, em homenagem a Manoel de Barros.

Quem aproveitou a oportunidade para curtir a boa música foi Aline Narciso de Melo, de 28 anos. Moradora do bairro São Roque, ela afirma que ainda não tinha visto um show de MPB ao vivo. “Eu nunca vi alguém famoso cantando um ritmo como esse pessoalmente, por isso achei muito interessante e decidi vir. É algo diferente na rotina e é bom de se ver”, contou a jovem, que estava acompanhada da filha, a pequena Laura, de 4 anos.

Imagens: Igor Lima/ SEMCOM - PMQ
Teatro também ganha destaque

Já na quinta-feira (22), foi vez é da peça Contos, Cantos e Acalantos pela manhã e da Oficina de Contação de Histórias na parte da tarde, ambos espetáculos do ator e cantor José Mauro Brant. Na peça, José convidou o público a interagir com as emoções e sentimentos que povoam o nosso folclore, com um repertório de cantigas e contos populares; já na Oficina, o artista traz novas habilidades de leitura por meio de jogos teatrais, afim de exercitar e refletir a importância dos jogos cênicos dentro das práticas de estimulo à leitura.

Também nesta quinta, o CEU Planeta Futuro recebeu a Companhia Teatral Aderbal Freire Filho e Cia com a peça – Vianinha conta o último debate do homem comum. Nesta sexta-feira (22), quem irá para os palcos é a cantora Raquel Coutinho, com a Oficina Música do Corpo, às 10h, e com seu show às 19h, e o cantor Rodrigo Santos, às 15h, com a sua apresentação nomeada "Encontro com a arte e o pensamento de Rodrigo Santos".

Programação completa:

Sexta-feira, 23 de novembro

10h - Raquel Coutinho - Oficina Música do Corpo

15h - Rodrigo Santos - Encontro com a arte e o pensamento de Rodrigo Santos

19h - Raquel Coutinho - A música de Raquel Coutinho

Sábado, 24 de novembro

10h - Lucas Ciavatta - Oficina de Música O Passo

15h - Pedro Luis, Bianca Ramoneda, Bruno Henriquez, Magenta Dawning, Cristina Flores e Jaqueline Roversi - Matéria de Poesia

20h - Saulo Laranjeira - O canto e o humor de Saulo Laranjeira

Domingo, 25 de novembro

10h - Jiddu Saldanha - Por detrás do silêncio

15h - Cia Velhos Amigos - Precisa-se de velhos palhaços

19h - Toni Garrido - Encontro com a arte e o pensamento de Toni Garrido

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.