quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Cuidados com o corpo e a mente: aulas de consciência corporal chegam ao CELTI de Queimados

Atividades de respiração, equilíbrio e alongamento tiveram início no espaço nesta quarta (7) e prometem espantar o estresse

Jéssica Moreira - Inspirar e expirar são ações tão naturais e automáticas que quase não atraem nossa atenção. Mover as pernas e os braços também não. Mas, para os frequentadores do Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI) de Queimados, estes singelos atos tiveram foco total durante a primeira aula de Consciência Corporal, ministrada no espaço na manhã desta quarta-feira (7). A iniciativa é resultado da parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Terceira Idade, e o SESC (Serviço Social do Comércio).

Sob as orientações da terapeuta cognitivo-comportamental Evelyn Luz, cerca de 30 idosos participaram de duas horas de exercícios de respiração, alongamento e brincadeiras.

“Trabalhamos o corpo e seus movimentos criando essa percepção tanto nos músculos utilizados no dia a dia, quanto nas emoções exploradas durante as dinâmicas. Abordamos o equilíbrio, a coordenação motora e a respiração, pois quando oxigenamos o cérebro reduzimos o cortisol (hormônio ligado ao estresse) e, assim, evitamos doenças no futuro”, afirmou a psicóloga.

Para a aposentada Lely Monsores (66), a modalidade já entrou para a lista praticada por ela no CELTI. “Estou há quase um ano frequentando e adoro tudo aqui. Meus filhos são casados e fiquei viúva, então as atividades de dança e pilates pra mim são ótimas para ocupar o tempo e espantar a solidão”, contou a moradora do bairro Santa Rosa.
A aposentada Lely Monsores aprovou a novidade
IMG Thiago Loureiro

Novas modalidades têm vagas abertas

Além das aulas de consciência corporal, que acontecerão às quartas-feiras (às 10h e 14h), o espaço ganhou também turmas de forró e artesanato. O local tem 1.860 idosos cadastrados e a expectativa é de que 170 novas vagas sejam geradas com a oferta das novas modalidades.

“É válido demais porque favorece diretamente o idoso. Eles amam tudo que envolva dança e música. Quando temos festas, eles se esbaldam porque se alegram com essa movimentação”, declarou a Secretária da Pasta, Maricéia Peluzio.

Para se cadastrar no CELTI, basta ir até o local (Av. Maracanã, s/nº, Vila Pacaembu) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com identidade, CPF, comprovante de residência, atestado médico, tipo sanguíneo e duas fotos 3x4. O órgão atende pelo telefone (21) 2665- 6526.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.