segunda-feira, 5 de novembro de 2018

No ritmo do forró arretado, idosos entram na dança e resgatam a tradição nordestina em Queimados

Prefeitura fecha parceria com o SESC e começa a oferecer a partir desta semana três novas modalidades para a Terceira Idade. 170 vagas serão criadas

Aline Lopes - Ao som da sanfona, zabumba e com muito arrasta-pé. Esse foi o cenário, na manhã desta segunda-feira (5), no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI) de Queimados. Cerca de 20 idosos participaram da primeira aula de dança de forró, uma das novidades que passaram a ser oferecidas, nesta semana, pela Prefeitura, em parceria com o SESC. Além das aulas de dança, o espaço contará também com atividades de consciência corporal e artesanato. O local tem 1.860 idosos cadastrados e a expectativa é de que 170 novas vagas sejam geradas com a oferta das novas modalidades.

Na primeira aula de dança, claro, tudo começou com o famoso “dois pra lá e dois pra cá”. A cada semana, um novo passo será ensinado e ao fim do mês irão ocorrer a apresentação completa da coreografia. Um dos objetivos das aulas de forró é o resgate da tradição nordestina. “Vamos estimular a memória dos nossos alunos. Eles terão que decorar os passos gradativamente até chegarmos a coreografia final”, explicou a professora Monique Gonçalves.

O CELTI oferece atualmente oito modalidades à população acima de 55 anos, são elas: musculação, artesanato, hidroginástica, pilates, dança de salão, mix, fit dance, step e cozinha experimental. “Com novos professores disponibilizados pelo SESC, vamos criar novas turmas e promover novas modalidades para os idosos. Temos um projeto de implantar num futuro próximo aulas de informática para os nossos idosos”, adiantou a Secretária Municipal da Terceira Idade, Maricéia Peluzio.

Quem não perdeu tempo e já se inscreveu na aula de dança, foi o aposentado João Batista (63), aluno do CELTI há 2 anos. “Quando era mais jovem, não saia muito para dançar. Esse negócio de curtir baile nunca foi a minha praia, gostava mesmo era de participar de uma boa roda de samba com os amigos. Agora, estou aproveitando a oportunidade que tenho para aprender a dançar. Não posso fazer feio quando sair com os meus amigos”, brincou o morador do bairro Vila Patrícia.

Para se cadastrar em alguma das atividades oferecidas no CELTI, basta ir até o local (Av. Maracanã, s/nº, Vila Pacaembu), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com identidade, CPF, comprovante de residência, atestado médico, tipo sanguíneo e 2 fotos 3x4. Outras informações pelo telefone: (21) 2665- 6526.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.