segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Mostra pedagógica resgata história de Queimados

Exposição de trabalhos escolares acontecerá nesta quinta (29) e vai trazer detalhes dos surgimentos dos bairros sob o olhar dos alunos da rede municipal 

Trabalhos foram confeccionados durante todo o ano letivo
Jéssica Moreira - Para incentivar o aprendizado sobre a história de onde vivem e estudam os cerca de 15 mil crianças e adolescentes matriculados na rede pública municipal de ensino, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promove nesta quinta-feira (29) uma grande Mostra Pedagógica na Praça dos Eucaliptos, Centro. Sob o tema “Quem ama a sua história, conserva a sua memória”, alunos das 30 escolas municipais e três creches públicas participarão da exposição com estandes repletos de trabalhos realizados em todo o ano letivo.

A iniciativa faz parte da programação comemorativa pelos 28 anos de emancipação de Queimados. Por meio da exibição de maquetes, cartazes e apresentações de teatro, dança e música, os estudantes da rede contarão aos espectadores detalhes sobre o surgimento dos bairros onde estudam, com o objetivo de resgatar o histórico das origens do município. O evento tem entrada franca e acontecerá das 9h às 17h.

Para o Secretário da Pasta, Lenine Lemos, a data será marcada por muita emoção. “Será um dia especial para nossos alunos. Mostrar na prática a história da nossa cidade, vivenciando o passo a passo da emancipação, bem como as experiências vividas no período. Fortalece o conhecimento da nossa terra e mostra o quanto é importante as nossas origens”, declarou o gestor.

Imagens: Thiago Loureiro/ SEMCOM- PMQ
Uma das estudantes a aprender sobre o passado de lutas da cidade foi Thaís Malaquias (11). Aluna do 5º ano da Escola Municipal Professora Maria Corágio Pereira Xanchão, ela participou de uma esquete que simulava o plebiscito responsável pela independência de Queimados em 25 de novembro de1990. “Foi uma sensação muito legal votar como naquela época, deu pra entender um pouco como foi difícil separar Queimados de Nova Iguaçu. Gostei bastante de atuar, interagi com várias crianças. Eu também votaria SIM se estivesse lá”, declarou a moradora do bairro Jardim Queimados.



6 comentários:

  1. Moro em Brasília, mais fui criado em Queimados ...Aqui, onde trabalho na TV Senado o pessoal me chama de Sérgio de Queimaduuuuuuus.Fico muito orgulho c minha prima Fátima Muniz...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.facebook.com/prefeituradequeimadosrj/videos/1621424047941473/

      Excluir
  2. A minha monografia de conclusão da faculdade de História faleo sobre o primeiro bairro planejado de Queimados que é o Bairro Nossa Senhora da Glória. Foquei neste bairro pq nasci nele, dos laranjais ao loteamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal saber disso! A história precisa ser mesmo valorizada.

      Excluir
  3. https://www.facebook.com/prefeituradequeimadosrj/videos/1621424047941473/

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.