sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Terceira Idade de Queimados ganha mais uma opção ao ar livre para a prática de atividade física

Prefeitura inaugurou sexto polo nas dependências do 24º BPM. No local, idosos farão aulas de hidroginástica

Foto: Aline Lopes
Aline Lopes- O verão está batendo à porta. Nada melhor do que se exercitar para começar a queimar aquelas gorduras indesejadas e ficar em dia com a saúde na estação mais quente do ano. Em Queimados, as opções são vastas para os idosos. Além do Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI), que oferece uma série de atividades gratuitas, entre elas musculação e hidroginástica em piscina aquecida, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Terceira Idade, em parceria com a Polícia Militar, inaugurou nesta sexta-feira (23) o sexto polo de atividades físicas ao ar livre, que fica localizado nas dependências do 24º BPM, no bairro Vila do Tinguá.

O céu azul e o dia ensolarado combinaram perfeitamente com a aula inaugural de hidroginástica. Ao todo, 20 idosos esbanjaram disposição. De acordo com a professora de Educação Física, Cabo Andréia Lima, a atividade proporciona diversos benefícios para a galera da melhor idade. “Além do bem-estar, o exercício melhora o equilíbrio, a respiração, coordenação motora e o convívio social, fornecendo uma qualidade de vida para todos”, explicou.

Os polos de atividades físicas estão distribuídos nos bairros: Fanchem, Flesmam, Dona Branca, Centro, Jardim da Fonte e Vila do Tinguá (recém-inaugurado). Ao todo, 145 idosos participam de atividades nesses espaços que contam com a presença de um profissional de Educação Física.

“Nosso governo é focado em proporcionar ambientes para que os idosos possam cuidar da saúde física e mental. Por isso, Além do CELTI, temos agora seis polos de atividades físicas ao ar livre e uma casa do idoso, no anexo do CETHID (Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes) com atendimento médico especializado, como: cardiologista, neurologista, fisioterapeuta, entre outros”, explicou o Prefeito Carlos Vilela, ao lado da primeira-dama, Lúcia Vilela e do Comandante do 24º BMP, Tenente Coronel Brandão.

Para a Secretária Municipal da Terceira Idade, Maricéia Peluzio, os polos espalhados pela cidade facilita o acesso dos idosos à prática da atividade física. “Entendemos que muitos não têm como ir até ao CELTI, por isso disponibilizamos outros locais para praticarem os exercícios. Temos duas unidades com aulas de hidroginástica e os outros quatro com aulas de ginástica e alongamento, sendo que dois têm aquelas academias ao ar livre, com equipamentos como: esqui, simulador de caminhada, multi-exercitador, rotação vertical e outros”, concluiu.

Animação de sobra e mais comodidade

Animada por ter um local pertinho de casa para retomar as atividades físicas, dona Rute Rosa (64) promete que irá carregar até o esposo para fazer exercícios. “Assim que criou o CELTI, fui fazer hidroginástica lá, mas devido ao problema de saúde do meu marido, tive que parar de fazer, porque era muito longe. Agora que tem um polo na minha rua, será maravilhoso. Vou poder vir e trazer meu esposo, já que a professora disse que aula vai ajudá-lo a melhorar o equilíbrio e a coordenação motora”, comemorou.

Outra moradora da região, a aposentada Marli da Silva (66), disse que irá transferir a aula de hidroginástica que faz no CELTI para o 24º BPM, já que é mais próximo de casa. “Pratico atividades físicas há muitos anos e tem feito muito bem para minha saúde, hoje eu não sinto mais nenhuma dor no corpo”, disse a moradora do bairro Fanchem.

Se você quer fazer parte deste time que não gosta de ficar parado, basta ir até ao CELTI (Av. Maracanã, s/nº, Vila Pacaembu) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com identidade, CPF, comprovante de residência, atestado médico, tipo sanguíneo e 2 fotos 3x4. O órgão atende pelo telefone 21 2665-6526.

Locais para os idosos praticarem atividades físicas

- Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (Av. Maracanã, s/nº, Vila Pacaembu)
Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
- Praça dos Eucaliptos (Centro)
Quinta-feira, às 8h.
- Praça da Bíblia (Bairro Campo da Banha)
- Segunda e quarta-feira, às 8h.
- Praça do Fanchem
sexta-feira, às 8h.
- Praça Dona Branca
terça-feira, às 8h.
- CRAS Jardim da Fonte
Quarta e sexta-feira, às 8h.

- 24º BPM
Segunda, quarta e sexta-feira, às 8h e 15h.

2 comentários:

  1. Amo muito essa professora, excelente esposa, mãe, e além disso muito profissional!!!
    Parabéns a todos os envolvidos!

    ResponderExcluir
  2. Há 2 anos que estou no celti fazia 3 atividades mas so pode fazer 2 optei por pilates e musculação.Os professores são muito atenciosos.Todos q trabalham lá são atenciosos.Adoro

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.