terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Dia da Padroeira de Queimados será comemorado com missas e procissão

Celebrações acontecem na velha matriz da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, principal patrimônio histórico do município

Marina Mendes - Não só vista como um local sagrado para os católicos, a igreja Nossa Senhora da Conceição, que fica no Centro de Queimados, é um grande símbolo histórico do município. E para celebrar o dia oficial da padroeira, que é comemorado em 8 de dezembro, a cidade terá uma programação especial de missas, que começarão nesta quarta-feira (5) e irão até a próximo sábado (8), além de uma procissão.
As missas durante a semana acontecerão no interior da velha matriz, às 19h30, enquanto a missa de sábado, que será celebrada pelo Bispo D. Luciano Bergamin, responsável pela Diocese de Nova Iguaçu, começará às 8h. Já a procissão de fé, sairá às 18h da nova matriz, que fica na Rua Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, nº 424, e irá em direção à Praça Nossa Senhora da Conceição.
Construída em 1879, logo após a inauguração da estação ferroviária, a igreja é situada entre as principais avenidas da cidade. Com uma arquitetura original e neoclássica, o templo religioso reúne diversos fiéis para uma programação especial de aniversário da padroeira. 
A Prefeitura de Queimados será parceria do evento, disponibilizando estrutura de palco, luz e som, que serão montados em frente à igreja e contarão com exibições de bandas e grupos católicos locais. "A igreja de Nossa Senhora de Conceição tem uma importância histórica para o nosso município. É mais do que nossa obrigação em colaborar com a igreja católica para a realização desse evento que tem muita importância para os fieis e devotos", destacou o prefeito Carlos Vilela.
Referência histórica
A igreja de Nossa Senhora da Conceição – antiga matriz –   encontra-se na Avenida Irmãos Guinlé, numa das principais praças localizadas no centro da cidade, que também ganhou o nome da santa.
Parte da fachada desabou em 1949 e foi reconstruída depois, com a torre central mais alta, onde foi embutido um oratório. Na ocasião, também foram refeitos os altares. Em 1989, ainda quando Queimados pertencia a Nova Iguaçu, a Igreja foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural do Estado do Rio (INEPAC).
Na fachada, uma grande imagem chama atenção de todos que passa pela praça: a escultura da Nossa Senhora da Conceição. Doada pela Família Castanheira – composta por religiosos e devotos da cidade -, na década de 70, a santa é uma grande marca não só para os fiéis, mas também para todos que transitam pela praça diariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.