quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Respeito ao Meio Ambiente e preocupação com o bem-estar dos animais

Projetos educativos, revitalização do Horto Municipal com implantação de trilhas ecológicas e ações de cuidado com os Pets foram os destaques do ano

Marina Mendes - Seja por campanhas educativas, plantios e até revitalização de unidade de conservação. O compromisso com o Meio Ambiente foi destaque em Queimados ao longo de 2018. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ambiente e Defesa dos Animais, realizou uma série de atividades para conscientizar a população da importância das práticas sustentáveis e do cuidado com os animais. Na rede pública municipal de ensino, foi desenvolvido o projeto óleo amigo, o Horto Municipal ganhou vida e trilhas ecológicas. Além disso, novas viaturas chegaram para atuar na fiscalização e foi dado início a um projeto de arborização urbana. 

O projeto Óleo Amigo envolveu todas as escolas e creches municipais para promover a conscientização ambiental e formar pequenos multiplicadores do conceito de preservação. Todo o material arrecadado foi entregue à Grande Rio Reciclagem Ambiental, empresa responsável pelo correto descarte do óleo usado. Além dos alunos, os professores e diretores das unidades que mais recolheram material também ganharam produtos de limpeza feitos pela empresa por meio da reciclagem do óleo. Ao todo, cerca de 7 mil litros foram recolhidos entre março e dezembro, evitando a contaminação de rios e colaborando com o ambiente.
Já em junho, a Secretaria revitalizou e abriu as portas do Horto Municipal Luiz Gonzaga de Macedo, uma alternativa local para fazer trilha, ecopiqueniques ou caminhadas, com 7,34 hectares no total. Recuperado e revitalizado, o Horto é dedicado para jovens, adolescentes, adultos e idosos, como uma oportunidade de lazer ao ar livre dentro do município. Nesse sentido, o local conta com três trilhas: Ipê Amarelo (Nível Leve – 531m); Pau-Brasil (Nível Moderado – 423m) e Pau-ferro (Nível Moderado – 492m).
Quem também ganhou destaque e entrou na agenda municipal foi o projeto melhor amigo do homem, com o “Queimados Pet Show”. A iniciativa, que teve como objetivo chamar a atenção da população para as práticas de maus-tratos contra os animais domésticos e silvestres, foi promovida por conta de datas recentemente instituídas em Queimados: o “Dia Municipal da Adoção, Proteção e Bem-estar dos Animais” e o “Dia Municipal do Protetor dos Animais” (leis de n°. 331 e 332), ambos comemorados em 4 de outubro. A vacinação antirrábica também foi ofertada na ocasião, imunizando cerca de mil bichinhos. Para o próximo ano, está em andamento um projeto de castração de animais de ruas.
Para o Prefeito Carlos Vilela, que é um grande incentivador das políticas públicas de sustentabilidade, é imprescindível que exista a continuidade de engajamento ambiental por parte da população também. “Nos mobilizamos diariamente para promover iniciativas ecológicas na cidade. Estamos conversando com as indústrias e mobilizando a rede de educação, mas precisamos que os queimadenses tenham essa preocupação. É missão de todos cuidar do nosso planeta”, concluiu Vilela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.