sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Alimentação Escolar é debatida em Queimados nesta sexta-feira (23)


Semana de assessoria e monitoramento na nutrição dos alunos da rede pública termina com dinâmica entre municípios da Baixada Fluminense

Fotos Thiago Loureiro
Kathellen Islyne - Baseada na premissa de que a qualidade da merenda escolar faz parte do processo de aprendizagem na rede pública, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu, em parceria com o Programa Nacional de Alimentação Escolar/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (PNAE/FNDE), uma semana de assessoria e monitoramento da alimentação escolar no município.

Durante o cronograma, agentes do PNAE/FNDE visitaram as 33 unidades escolares da rede municipal de ensino e conversaram com os responsáveis técnicos e do Conselho de Alimentação Escolar (CAE). O encerramento do projeto aconteceu nesta sexta-feira (23), em evento realizado no auditório do CELTI (Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade) e contou com palestras, dinâmicas e troca de experiências entre integrantes dos corpos técnicos de outros municípios da Baixada Fluminense.

O Prefeito Carlos Vilela comemorou a aprovação dos agentes do cardápio oferecido nas escolas municipais.
“Ficamos muito felizes em saber que os técnicos do PNAE/FNDE visitaram nossas escolas, provaram das nossas merendas e acenaram positivamente com a merenda escolar da nossa cidade”, frisou o gestor.

Segundo o Secretário da Pasta, Lenine Lemos, a iniciativa é necessária para melhorar sempre a administração nutricional dos alunos. “Nos preocupamos em sempre oferecer uma alimentação de qualidade para as crianças da nossa rede e esse projeto visa monitorar todos os processos que envolvem essa etapa tão importante na vida do estudante. Estamos buscando melhorar a qualidade daquilo que oferecemos, observar nossas potencialidades e aprender com outras cidades no Programa Nacional”, afirmou o gestor.
 
A representante do PNAE/FNDE e do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE/UFF), Adaiana Carvalho, falou da importância de entender a demanda de cada município. “É essencial esse momento de conhecimento dentro da região não apenas para monitorarmos como está sendo oferecida a alimentação nas escolas, mas para uma autoavaliação da própria gestão em colaborar com a melhoria do que chega ao prato dos alunos”, contou a nutricionista.

Para a responsável técnica de alimentação escolar de Queimados, Naja Reis, um dos pontos positivos do debate é o fortalecimento do Conselho de Alimentação Escolar. “O CAE sempre foi muito ativo na cidade. Atualmente estamos reestruturando essa equipe que tem a função de fiscalizar a alimentação e é composta por professores, pais de alunos e representante do executivo. Nossos cardápios sempre passam para aprovação do CAE”, concluiu a nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.