segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Queimados promove 1° Fórum da Pessoa com Deficiência nesta segunda (19)

Evento, que aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Saúde, contou com a participação de autoridades locais e palestra do Instituto Novo Ser
Divulgação SEMCOM PMQ - IMG Igor Lima
Priscila Renovato - Um debate para assegurar e promover condições de igualdade para pessoas com deficiência. Assim começou a manhã desta segunda (19), no auditório Conselheiro Oswaldo Neves Filho, na Secretaria Municipal de Saúde de Queimados. Promovido pela Prefeitura de Queimados, o 1° Fórum da Pessoa com Deficiência reuniu cerca de 30 servidores para propor novas ações que estimulem a melhora da qualidade de vida desse grupo de pessoas e meios de garantir seus direitos.
Com o intuito de esclarecer detalhes sobre a aplicação prática da Lei 13.146/2015, que instituiu a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), o palestrante Fabio Fernandes resumiu os principais pontos a serem discutidos no Fórum. “A inclusão social e cidadania possibilitam as condições necessárias para utilização de equipamentos urbanos como as edificações públicas e privadas, transportes coletivos, informação e comunicação com segurança e autonomia, para as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida”, afirmou o representante do Instituto Novo Ser.
Cantora Shirley Queirós abriu o fórum com música
Presente na ocasião, o Prefeito Carlos Vilela reafirmou o compromisso com a causa. “Nossa cidade vem investindo em ações que fomentam a participação de todos os cidadãos, como, por exemplo, a capacitação em LIBRAS que aconteceu de forma inédita a 40 servidores municipais e visa atender e incluir de forma efetiva essa parcela da população que tanto necessita de atenção especial. A gestão segue firme na missão de melhorar a qualidade de vida de todos os queimadenses”, concluiu o gestor municipal.
Também formaram a mesa a Coordenadora da Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Saúde, Alessandra Oliveira, a Coordenadora da Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, Sirlene Marquiori, e a Subsecretária Adjunta de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Amanda Morais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.