sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Alunos da rede municipal interpretam ‘Turma da Mônica’ na Semana Nacional da Educação Infantil

Obra de Maurício de Souza inspirou culminância de projeto sobre comunicação nesta quinta (29). Data também marcou encerramento da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
Kathellen Islyne - Os alunos do Pré II da Escola Municipal Metodista, em Queimados, tiveram uma quinta-feira (29) digna das páginas de uma história em quadrinhos. Isso porque a culminância da Semana Nacional da Educação Infantil contou com uma apresentação toda especial da “Turma da Mônica em: Uma viagem pelo mundo da comunicação”, na qual estudantes da unidade mostraram a pais, colegas e educadores a se comunicar e aprender através da brincadeira.
Os personagens mais famosos de Maurício de Souza ganharam vida no palco do Teatro Marlice Margarida Ferreira da Cunha com danças e encenações das crianças, que aproveitaram para se divertir enquanto aprendiam. E é claro que a dentucinha mais estressada do bairro do Limoeiro também marcou presença. Quem a interpretou foi a pequena Tatiana da Silva (6), que afirma se identificar com a personagem.
“Eu sou muito brava também, mas só porque gosto de ajudar a professora e fico irritada quando meus coleguinhas ficam gritando em sala de aula. Me chamam de mandona, por isso eu escolhi ser a Mônica na apresentação”, conta empolgada a líder da turminha.
Instituída em 2012 pela Lei nº 12.602, a Semana Nacional da Educação Infantil foi pensada em homenagem à médica Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança, e se tornou uma ferramenta pedagógica muito explorada pelos educadores de todo o país, como conta a diretora da E. M. Metodista, Ana Maurício. “Nosso tema pedagógico em 2019 é ‘Comunicação é a arte de educar para conviver’ e, por isso, aproveitamos as histórias lúdicas para tratar de valores como as diferentes formas de nos expressar moldam nossa vida. Além disso, reforçamos a questão do brincar, porque criança tem que ser criança”, declara a docente.
Para a professora Camila Santos (33), incentivar as crianças a deixarem a tecnologia de lado para brincar é um dos principais objetivos da atividade. “Trabalhamos com eles essa ideia de deixar o celular pra lá e se comunicar pessoalmente com os amigos, queremos que eles troquem as tecnologias por brincadeiras ao ar livre, porque brincar ‘é coisa séria’”, diz a educadora.
Educação para todos
Na parte da manhã, outra programação foi promovida pela Secretaria Municipal de Educação no mesmo local. Professores, pais e alunos se reuniram para o último dia da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Sob o tema ‘Autismo, Literatura Infantil e Educação’, a palestrante Doutora Amanda Carlou abordou a importância da inclusão e do preparo dos professores da rede para atender estudantes com autismo.
De acordo com o Secretário da Pasta, Lenine Lemos, o compromisso da gestão com a educação é torná-la acessível para todos. “Foi uma semana emocionante e com o sentimento de dever cumprido. Queimados não fugiu da responsabilidade de falar de assunto tão complexo. Estamos fazendo muitos investimentos na inclusão de pessoas em nossa rede e já estamos vendo os resultados. Com professores qualificados, sabemos que essa caminhada será mais suave.”, concluiu o gestor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.