Unidades Leopoldo Machado (Centro) e Scintilla Exel (Belmonte) receberam parceria inovadora nesta quarta (7) e quinta (8)
Fotos: Igor Lima - PMQ/SEMCOM |
O projeto teve início em maio deste ano e mobilizou dez unidades de ensino do município. Ao lado dos professores de artes, os estudantes foram incentivados a criar desenhos sobre o tema “Caminhos da Água”. E, nesta fase, a criatividade foi protagonista. Entre os mais de 80 desenhos apresentados, cinco foram escolhidos por uma comissão e passaram por uma votação na internet.
Após oito dias de disputa acirrada, os desenhos vencedores foram de Nicolly Santana (E.M Leopoldo Machado) e Lucas Valentin (E.M. Scintilla Exel). A partir daí, o desafio era fazer as imagens campeãs virarem grafite para serem estampadas nos muros das escolas. Essa responsabilidade ficou nas mãos do artista plástico e grafiteiro Luis Caio, que ensinou aos jovens os conhecimentos e técnicas da arte.
Enfim, após tanta teoria, chegou a hora de colocar tudo que aprenderam em prática. Na escola Leopoldo Machado, a ideia de uma mulher grávida hidratando o feto transformou o visual de um dos muros da unidade. Já no Scitilla Exel, o globo terrestre se tornou o ‘bebedouro’ que leva vida a todos os seres. As obras já chama a atenção de funcionários, alunos e visitantes.
O Secretário da Pasta, Lenine Lemos, falou sobre a experiência e destacou a continuidade do projeto: “Nós temos crianças e jovens muito talentosos que precisam de incentivo. Vemos isso na qualidade dos desenhos apresentados. Agora, eles serão multiplicadores para levarmos os projetos às outras unidades escolares. Quero agradecer à Duratex pela parceria”, destacou o gestor.
Grafites ganharão as páginas de livro
Grafite da Escola Scintilla Exel |
Dona do desenho vencedor que deu à escola Leopoldo Machado a oportunidade de receber o grafite, a pequena Nicolly Santana (12) não conseguiu esconder a felicidade. “Eu não esperava ganhar, mas é gratificante ver que terá um pedacinho da minha criatividade no muro da minha escola”, ressaltou e aluna.
Uma novidade da iniciativa é que os desenhos farão parte de um livro que falará sobre o projeto e será distribuído por todo o Brasil. Além de Queimados, primeiro e único município do estado do Rio de Janeiro a receber a ‘Arte do Grafite’, cidades de todo o país serão contempladas pela iniciativa, como Agudos (SP), Jundiaí (SP), Itapetininga (SP), Taquari (RS), Uberaba (MG), Aracaju (SE), Cabo de Santo Agostinho (PE), João Pessoa (PB) e Urussanga (SC).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.