Cerimônia de entrega de certificados aconteceu neste domingo (25) no Cine Teatro Delcy de Souza. Iniciativa da Prefeitura já capacitou mais de 8 mil moradores
Fotos: Thiago Loureiro - SEMCOM/PMQ |
André Uchôa - Uma tarde de muito glamour e emoção. Assim foi a cerimônia de formatura dos cursos livres de modelo e fotografia da Estação Cidadania (antigo CEU) - Planeta Futuro, em Queimados. Neste domingo (25), mais de 70 alunos receberam seus certificados após cerca de 7 meses de aulas. O evento, que reuniu cerca de 150 pessoas no Cine Teatro Delcy de Souza, foi promovido pela Prefeitura de Queimados por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
A iniciativa faz parte do projeto “Cultura em Ação”, que visa oferecer capacitação técnica e profissional a crianças, jovens e adultos e já contemplou mais de 8 mil pessoas desde a inauguração do espaço, em 2016.
Presente na ocasião, o Secretário da Pasta, Marcelo Lessa, comentou o prazer de proporcionar oportunidades e transformar vidas a partir de incentivos: “Estamos vivendo uma época muito difícil no país. A crise assolou todo estado, mas a nossa cidade conseguiu vencer as barreiras e honrou com seus compromissos. Hoje é um dia de agradecer a cada aluno que passou por este espaço e que agora está pronto para voar cada vez mais alto. É uma alegria inexplicável proporcionar estes momentos”, disse o gestor.
Empoderamento nas passarelas
Após passarem pelas capacitações realizadas pelo projeto, era hora dos 30 formandos do curso de modelos darem um verdadeiro show de beleza e empoderamento sobre o tapete vermelho.
Sucesso na passarela, a modelo Emily da Silva (20) conta que as aulas a ajudaram a vencer seus próprios preconceitos: “Quando entrei no curso eu tinha um grande preconceito comigo, até mesmo por conta do peso. Aqui eu aprendi que podemos nos amar do jeito que somos e que não é necessário ser perfeita de acordo com padrões irreais. É bonito ser do seu jeito”, ponderou a moradora do bairro Valdariosa.
Focado em políticas públicas que promovam a prevenção à violência e à vulnerabilidade social, o espaço tem transformado a realidade do bairro São Roque e de toda a cidade. Lessana de Assis (19) é um dos exemplos dessa mudança. Moradora do Centro, ela fala sobre sua relação com a fotografia e já faz planos para o futuro.
“Sempre gostei de fotografar as coisas em diversos ângulos e cenários. O curso me proporcionou aprendizado e novas experiências. Agora com um certificado, já estou planejando abrir meu próprio negócio. Quero incentivar as mulheres a se empoderarem através da fotografia, pois nada melhor do que nos amarmos por meio das lentes (risos)”, contou a jovem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.