terça-feira, 27 de agosto de 2019

Educação de Queimados no combate à linha chilena

Com cartazes, panfletos, carretéis e pipas coloridas, alunos da rede municipal promoveram ação de conscientização nesta terça-feira (27)
Imagem: Felipe Bragança - SEMCOM

Jéssica Moreira - Tema recorrente em manchetes de jornais de todo o país nos últimos meses, o uso da linha chilena entrou em pauta nesta terça-feira (27), na Vila Olímpica Barnabé dos Santos, em Queimados. Com o apoio de agentes da Guarda Municipal e munidos de cartazes, panfletos, carretéis e pipas coloridas, mais de 100 alunos da Escola Municipal Metodista promoveram uma grande ação de conscientização sobre os perigos que este material pode trazer para a população.

O evento fez parte do projeto ‘Metodista contra a Linha Chilena’, que há cerca de duas semanas vem movimentando os 605 alunos da unidade de ensino. De acordo com a diretora Ana Maurício, a intenção da iniciativa é fazer dos pequenos estudante agentes multiplicadores desta mensagem. 

Imagem: Igor Lima - SEMCOM
“Pensamos que não bastava apenas falar com as crianças sobre os diversos acidentes que vêm acontecendo por causa da linha chilena, tínhamos que trabalhar o conceito mais a fundo. Então exibimos vídeos educativos, confeccionamos materiais de divulgação com os alunos em sala de aula e orientamos a eles que levassem essas informações para suas famílias”, declarou a educadora.

Lilyane Soares (11) e Caio Arruda (12), ambos no 5º ano, esbanjavam alegria por colocar suas pipas no céu ao lado dos colegas. “A gente aprendeu a não usar isso pra não se cortar nem machucar outras pessoas. Falei para todos os meus amigos da rua que temos que usar só linha pura pra ‘cortar’ as pipas e todo mundo entendeu”, disse o menino.

Imagem: Igor Lima - SEMCOM
Presente na ocasião, o Secretário Municipal de Educação, Lenine Lemos, destacou a importância de ações pedagógicas na formação dos futuros cidadãos. “O que está sendo feito aqui vai além de uma simples brincadeira. Nosso alunos estão praticando o que aprenderam em sala de aula e vão se tornar cumpridores de leis de uma maneira natural. Agradeço imensamente ao Prefeito Carlos Vilela por nos dar autonomia e apoio para desenvolver ações como esta em toda a rede de ensino e à equipe da Vila por ceder o espaço hoje”, afirmou o gestor, ao lado do Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Júlio Coimbra.

Segurança em prol da brincadeira

Imagem: Igor Lima - SEMCOM
Encerada com quartzo moído, algodão e óxido de alumínio, a linha chilena tem poder de corte quatro vezes maior que o cerol (mistura de cola com vidro moído) e é utilizada para obter vantagem durante a prática de soltar pipas. É proibido usar, possuir, portar ou comercializar o material em todo o Estado do Rio de Janeiro (Lei 8478- 18/07/2019).

Para garantir que esta determinação seja cumprida, agentes da Guarda Municipal vêm realizando patrulhamento ostensivo em locais onde há concentração de pessoas que soltam pipa, como o entorno da Vila Olímpica do bairro Pacaembu e as margens do Rio Camarim.

“Recebemos algumas denúncias e, desde então, temos agido de forma preventiva para orientar a população acerca dos riscos trazidos pela utilização desta linha. Estamos aprimorando nossas ações no cumprimento da lei estadual e distribuindo informativos educativos para esclarecer a crianças e adultos que a prática de soltar pipa não está ameaçada, mas precisa ser feita com responsabilidade”, concluiu Enéas Teixeira, comandante do órgão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.