Programação, que faz parte da Semana Nacional da Pessoa com
Deficiência Intelectual e Múltipla, aconteceu no Teatro Metodista
Fotos Thiago Loureiro e André Uchôa/SEMCOM-PMQ |
André Uchôa - Abrir debates e colocar a sociedade em reflexão sobre o dever de promover igualdade e inclusão. Foi com este objetivo que a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu nesta sexta-feira (23) duas palestras em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Cerca de 200 profissionais - entre educadores, professores de salas de recursos, cuidadores e intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) - participaram dos encontros, promovidos no Teatro Metodista.
Sob o tema “Jogando, brincando e aprendendo: uma proposta do programa atletas Jovens nas Olimpíadas Especiais Brasil para crianças com Deficiência Intelectual”, a palestra realizada pela manhã abordou as diferentes maneiras de unir crianças com e sem deficiência intelectual em brincadeiras que favoreçam o aprendizado.
Já na parte da tarde, centenas de profissionais participaram do encontro “A Educação Inclusiva como possibilidade de aprendizagem nas diferenças”. ”Além de promovermos a inclusão social desse público, nosso objetivo é que o trabalho em sala de aula tenha um grande significado para a sociedade. Os educadores precisam estar participando de momentos como esses de formação, discussão e planejamento. A troca de experiências incrementa valores para a prática pedagógica”, esclareceu a especialista em Psicopedagogia, Célia Domingues.
“A qualificação dos nossos profissionais de educação tem sido um marco em nossa gestão. Assim melhoramos o Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da cidade e temos melhores docentes em sala de aula. Inclusão é o tema da vez e por isso sonhamos com uma escola para todos”, afirmou o Secretário da Pasta, Professor Lenine Lemos.
Segundo o último Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 45,6 milhões de pessoas declaram ter pelo menos um tipo de deficiência, o que significa 23,9% da população.
Atenção e qualificação especial
De acordo com a docente que atua na sala de recursos da Escola Municipal Tiradentes, Amanda Santana (27), “o momento é muito importante, ainda mais para o professor da sala de recurso que tem a chance de participar de um momento de formação específica. Esses encontros com especialistas da área estão sendo maravilhosos, pois entendemos mais das particularidades das pessoas com deficiência”, afirmou a educadora.
Queimados conta com um grande reforço no cuidado e orientação pedagógica. Além das 17 salas de recursos, há também um Centro de Atendimento Educacional Especializado de Queimados (CAEEQ). No equipamento funcionam oficinas pedagógicas como letramento, psicomotricidade, Educação de Jovens e Adultos (EJA), estimulação infantil, matemática e raciocínio lógico, desenvolvimento fonológico e arte terapia, além de atividades voltadas para os responsáveis e familiares dos estudantes durante o atendimento.
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