Evento
em alusão à Semana Nacional da
Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla aconteceu nesta segunda (26) e
reuniu pais, alunos e educadores
Kathellen Islyne - Para debater formas
de implantar os conceitos de inclusão e igualdade em sala de aula, a
Prefeitura de Queimados, por meio de Secretaria Municipal de Educação, promoveu
nesta segunda-feira (26), uma palestra com o tema
“Educação, lúdico e favela (Inclusão Social)”. O encontro,
que aconteceu no Teatro Marlice Margarida
Ferreira da Cunha e envolveu pais,
professores e alunos da rede pública de ensino, faz parte da
programação pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual
e Múltipla.
No
Brasil, a regulamentação
mais recente em relação à Educação
Especial é o Plano Nacional de
Educação (PNE), aprovado pela Lei nº 13.005, de 2014. O documento, entre outras
metas e objetivos, estabelece que a Educação Especial abranja todos os
segmentos da escolarização (da Educação infantil ao Ensino Superior).
De
acordo com o Secretário da Pasta, Lenine Lemos, o
Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço que a cidade busca
implementar em todas as suas vertentes.
“As salas de recursos multifuncionais (SRMF) são espaços destinados ao
aprendizado diferenciado do ensino escolar regular, com abordagem lúdica
voltada a identificar e elaborar métodos de ensino que eliminem as barreiras
para a plena participação dos alunos. Temos 17 salas
atendendo 330 estudantes e suas famílias”, afirma o gestor.
Para
o palestrante Jonathan Aguiar, o debate busca envolver não apenas o público-alvo
da Educação Especial, como também pessoas que sofrem pelo contexto
social onde estão inseridas. “ O objetivo desse
encontro é apresentar para todos que a inclusão social é um processo diário
onde você lida com alunos que vão enfrentar as suas dificuldades. Mas para além
disso, devemos pensar nessa
inclusão não somente para os estudantes com deficiência,
mas também para aqueles sujeitos que vivem
determinados conflitos sociais, que vêm
das camadas populares; é preciso compensar essa
inclusão como um todo”, explica o doutorando em educação e autor do livro
“Educação, Lúdico e Favela: Quantos tiros são necessários para aprendizagem?”.
Múltiplas
Inteligências
Nicholas
Tatagiba (9) não possui nenhum diagnóstico de deficiência intelectual ou
múltipla, mas sua responsável Sueli Tatagiba (67) conta
que o menino tinha problemas para absorver os ensinamentos passados pelos professores antes
de fazer parte de uma das salas de recurso. “Ele sempre foi
muito agitado, não queria fazer as atividades e nem anotar nenhuma matéria, os
professores começaram a achar que ele não sabia e não conseguia aprender.
Sugeriram que buscássemos médicos, mas nenhum diagnóstico foi feito, mesmo
assim ele entrou para a sala de recursos e todos viram como ele é inteligente
apenas não gostava de aprender na sala regular”, relembra a
tia-avó do estudante, que cursa o 3º ano do ensino
fundamental.
Durante
o evento, Nicholas não parava
de explicar a todos como seu
novo projeto - criado
a partir de suas próprias ideias - faria sucesso no seu
país preferido: o Japão. “Eu não gosto do Japão pela comida (porque não
como nenhum tipo de carne),
eu gosto pela tecnologia. Tenho certeza que eles iam gostar do meu novo
projeto: água colorida”, falou empolgado enquanto corria para mostrar sua foto em
um painel exposto no
evento.
A
professora Cíntia Celeste, responsável pela sala de recursos da Escola
Municipal Leopoldo Machado, garante
que o menino ama estudar do seu
jeito. “Cada indivíduo tem uma maneira de
aprender e não existe apenas um método de ensino. Na sala de recursos buscamos
ter um olhar diferenciado de crianças como o Nicholas, que
tem suas especificidades de aprendizado, para que a gente consiga alcançar o
que ele quer receber e não o que a gente acha que ele deve aprender”, conclui a
servidora.
Além
das 17 salas de recursos, Queimados também
conta com um Centro de Atendimento Educacional Especializado de Queimados
(CAEEQ). No equipamento funcionam oficinas pedagógicas como letramento,
psicomotricidade, Educação de Jovens e Adultos (EJA), estimulação infantil,
matemática e raciocínio lógico, desenvolvimento fonológico e arte terapia, além
de atividades voltadas para os responsáveis e familiares dos estudantes durante
o atendimento.
Serviço
Centro
de Atendimento Educacional Especializado de Queimados
Endereço:
Rua Francisco Xavier de Oliveira, Nº 230 - Vila Nascente
Contato:
(21) 2779-8442
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.