terça-feira, 9 de julho de 2013

Crianças de Queimados dão lição de como se conectar com o meio ambiente

 “Precisamos nos colocar no lugar das árvores para sentir suas necessidades”, alertou o pequeno Marco Antônio de nove anos

Fotos: Luiz Ambrosio
Palestrantes explicam como é retirada a tinta vermelha do
Pau-Brasil e sua preciosidade para a  Realeza 
A Secretaria do Ambiente de Queimados em parceria com algumas empresas como a Envida Rio e o Instituto Casa do Pau-Brasil, ofereceu na manhã desta terça (9), várias palestras de reconhecimento da árvore tradicional do país, o Pau-Brasil aos alunos da rede municipal de ensino no Teatro Municipal Marlice Margarida Ferreira da Cunha.

A palestra teve o objetivo de orientar as crianças a cuidarem melhor do meio ambiente. “Se cada um cuidar do seu território, que pode começar pelo próprio quarto, todos terão feito a sua parte para que tenhamos um planeta melhor”, explicou um dos palestrantes e colaboradores do Instituto, Gabriel Moller.

“Precisamos nos conectar com a nossa árvore”, disse o pequeno Marco Antônio de nove anos. O menino explicou que para cuidar melhor das árvores é preciso se colocar no lugar delas com todas as suas necessidades. “Elas precisam de água, sol e muito carinho para crescerem fortes e férteis”, esta foi a lição de Marcos aos coleguinhas.

Secretário Alex Dornelas fala dos
projetos  do Meio Ambiente na cidade
Segundo o Secretário do Ambiente, Alex Dornelas, os estudantes de Queimados têm recebido uma atenção especial quanto aos cuidados com o meio ambiente em sua gestão. “Temos consciência de que o planeta está nas mãos dos jovens, logo temos a responsabilidade de orientá-los e oferecer subsídios para que possam nos ajudar no futuro”, destacou ao relatar os projetos desenvolvidos pela Secretaria como o “Tempo de Plantar”, que levou os estudantes para fazer o plantio de 45 mil mudas no Morro da Baleia onde está sendo implantado o Parque Municipal,  coleta de óleo saturado, guarda ambiental, entre outros.

O premiado projeto “Meu querido Pau-Brasil” foi criado pelo Instituto Casa do Pau-Brasil com o objetivo de promover o plantio consciente de um milhão de árvores em todo o Brasil e já chegou à casa das 100 mil mudas plantadas, contou Humberto. “Esta Ong já existe há pelo menos três anos e mesmo sem financiamento público, temos conseguido ótimos resultados em nosso plantio acompanhado. Fiquei feliz em ver a conscientização dos alunos de Queimados, estão de parabéns, também estamos levando uma lição daqui”, observou Humberto Moller.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.