terça-feira, 2 de julho de 2013

Queimados terá clínica gratuita de formação para árbitros de futebol de areia

Queimados promove todos os anos o maior circuito de esporte de areia da Baixada Fluminense, com competições de futebol nas categorias livre e estudantil que reúnem mais de 500 atletas. Em 2013, a competição terá início no próximo dia 20 de julho com a fase eliminatória que determinará as equipes que irão compor a fase de grupos. Visando qualificar os árbitros do Município, que atuarão na competição, a Secretaria de Esporte e Lazer da cidade, junto com a Liga Brasileira de Beach Soccer formaram uma parceria para a promoção da clínica gratuita de arbitragem de futebol de areia, que acontecerá entre os dias 11 a 13 de julho na Vila Olímpica.

A primeira etapa da clínica será voltada para a capacitação teórica, onde serão desenvolvidas as regras do jogo de Beach Soccer e também serão apontadas algumas situações conflitantes que podem acontecer durante as partidas. A atividade será encerrada com uma aula prática na praia de Copacabana, berço do futebol de areia brasileiro. Os participantes receberão certificado e apostila com o conteúdo desenvolvido durante a capacitação. São oferecidas 30 vagas e os interessados em participar da clínica podem efetuar sua inscrição a partir desta quarta-feira, 3, na sede da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, localizada na Avenida Maracanã, s/nº - Vila Pacaembu ou pelo telefone (21) 3698-1191.

De acordo com o Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Professor Luiz Carlos Monteiro, o objetivo da clínica é capacitar os árbitros que já atuam em vários eventos esportivos na cidade para que eles ampliem o seu leque de oportunidades. “O Prefeito Max Lemos desde quando assumiu o governo nos deu a missão de realizar um circuito de areia com excelência e a arbitragem faz parte deste contexto. Queremos certificar nossos árbitros junto a Federação de Beach Soccer para que eles possam trabalhar também em outros lugares e assim conseguirem uma renda extra”, disse Monteiro.

Regras oficiais no Circuito

Para o vice-presidente da Liga Brasileira de Beach Soccer, diretor da Confederação Brasileira e um dos pioneiros do esporte no Brasil, Chicão Carneiro, após a realização da clínica os participantes estarão aptos a apitarem os jogos nas regras oficiais do futebol de areia. “Queremos aproveitá-los também nas competições que realizamos em todo o Estado do Rio de Janeiro. Não precisam ser formados, bastam que eles sejam maiores de 18 anos e que gostem da modalidade. É com muita satisfação que vejo a difusão do esporte em que sou um dos pioneiros, já que estou nesta área de 1993”, contou Chicão.


O diretor de arbitragem da Liga Brasileira de Beach Soccer, Gilmar Henrique, será um dos professores que irão ministrar as aulas durante a realização da clínica. O Profissional conta como conheceu a modalidade esportiva em Queimados. “Vim fazer minha vistoria veicular no ano passado aqui na cidade, quando vi uma grande arena montada na Praça dos Eucaliptos e fiquei impressionado com a estrutura. É surpreendente um município que não tem praia promover um circuito de areia deste porte e a arbitragem é uma peça importante para o sucesso e harmonia do evento”, afirmou Gilmar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.