terça-feira, 30 de julho de 2013

Queimados realiza conferência para CONAE 2014

A Secretaria Municipal de Educação de Queimados realiza nesta quarta-feira, 31 de julho, das 8h30 às 17h, a etapa municipal da Conferência Nacional de Educação (Conae 2014), no Teatro Municipal de Queimados (Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/n° - Vila Pacaembú). Sob o tema “O Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”, a etapa será dividida em sete eixos temáticos. 

Durante todo o dia serão discutidos temas como: “I - O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação”, “II - Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos”, “III - Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente”, “IV - Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem”, “V - Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social”, “VI - Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho” e “VII - Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos”.

Segundo a subsecretária municipal de Educação, Lina Vasconcelos, o objetivo da conferência será reunir diretores escolares, professores e alunos de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) para elaboração de propostas na melhoria da qualidade de ensino no âmbito nacional. “Essa será a primeira de três etapas para tratar sobre os rumos da Educação no país. Após essa conferência vamos ter uma proposta para levar até as demais, inclusive na nacional. A previsão é que quase 200 pessoas participem do encontro”, explicou Lina Vasconcelos.      

Pela manhã, às 9h30, o encontro terá a palestra da doutorada em educação, Alice Yamasaki, da Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ). Com o tema “Plano Nacional de Educação na articulação do Sistema Nacional da Educação”, a palestrante vai falar sobre o desenvolvimento de políticas públicas na área da educação. Na parte da tarde, às 13h, será a vez do doutorando em educação, Davi Arcênio (UFF/RJ), falar sobre a participação da sociedade na melhoria da educação com a palestra “Mobilização e Participação Popular”.

Etapas da CONAE 2014 

Após a etapa municipal, as propostas serão levadas até a etapa intermunicipal, que será realizada nos dias 7 e 8 de agosto, em Nova Iguaçu.  A estadual está agendada do dia 27 a 29 de setembro no Colégio Pedro II, em São Cristovão. A CONAE acontece a cada quatro anos e tem a missão de criar um espaço democrático para debater sobre o desenvolvimento do Plano Nacional de Educação (PNE). 

Programação: 

8h às 8h30 – Credenciamento 
8h30 às 9h – Coffe Break 
9h às 9h30 – Abertura oficial 

9h30 às 11h30 - Palestra Alice Akemi Yamasaki (UFF/RJ) 
Tema: “O Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”

11h30 às 12h – Considerações finais 
12h às 13h – Almoço

13h00 às 13h30 - Palestra Davi Arcênio (UFF/RJ)  
Tema: “Mobilização e Participação Social” 

13h30 às 15h30 – Grupos de Trabalho (discussão de eixos temáticos)
15h30 às 17h – Plenária
17h – Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.