segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Ação Social “Cidadania Direito de todos” leva dezenas de serviços gratuitos aos moradores do bairro Fanchem

Dona Maria Dalva deu entrada na segunda via do Carteira de Identidade
Dona Maria Dalva, 52 anos, moradora do bairro Fanchem, já estava há mais de um ano sem a carteira de identidade.  Após 20 minutos, saiu com o protocolo da segunda via e toda feliz com a Ação Social “Cidadania Direito de todos”, realizada neste sábado (19), no CIEP Luiz Peixoto, na mesma localidade de Dona Maria.  Ela foi uma, das 613 pessoas que passaram pelo local e aproveitaram as dezenas de serviços gratuitos disponíveis no evento, realizado pela Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com a Prefeitura de Queimados. Além de secretarias municipais, órgãos do estado como DETRAN, PROCON-RJ, Delegacia de atendimento à Mulher,  Fundação Leão XIII e a Concessionária LIGHT, também estiveram prestando serviços aos queimadenses.
Max Lemos discursa em Ação Social
O Prefeito Max Lemos, que recebeu o deputado federal Leonardo Picciani para visitas em obras no município, também compareceu à Ação Social e disse que Queimados vive um momento especial e a população é a maior beneficiada: “Nós estamos fazendo várias atividades e conseguindo tirar a diferença social de muitos anos. Não tenho dúvidas que os moradores que têm seus problemas resolvidos  com mais facilidades em ações sociais, ficam satisfeitas. Estamos cuidando das pessoas e este é o nosso dever”, ressaltou Max.
 A Vice-Prefeita e Coordenadora de Políticas Sociais, Márcia Teixeira, participou no evento e fez questão de parar em todas as tendas e cumprimentar profissionais e usuários dos serviços.  Em seu discurso, ela falou sobre a importância das ações sociais nos bairros: “Precisamos diminuir a distância entre os serviços do Estado e a população. Conseguimos atender as necessidades do povo, sem tirá-los do seu próprio bairro. Fico muito feliz em ver que estamos conseguindo alcançar os nossos objetivos: evitar a burocracia dos serviços e atender a necessidade das pessoas”, comemorou Márcia.
Zaqueu Teixeira, Secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, ressaltou a relevância da cooperação conjunta entre estado e município na realização de ações que levam facilidade à sociedade: “Já chegamos à conclusão que, quando fazemos parcerias, fica mais fácil trabalhar. E em Queimados a união entre Governo Estadual e Municipal é que faz o sucesso de eventos como este”,  comemorou Zaqueu.
Serviços de graça para a população
Dentre os serviços oferecidos estavam isenção para emissão de segunda via de documentos, emissão de segunda via de certidões de óbito, casamento, nascimento, primeira e segunda via de carteira de identidade, CPF, Carteira de Trabalho, balcão de emprego, informações sobre banco postal, programa SOS Criança Desaparecida, programa Rio Sem Homofobia, direitos do consumidor, emissão do vale social, inscrição no Cadastro Único do Governo Federal, serviços de saúde, Ouvidoria da Terceira Idade, ação educativa de combate à violência contra a mulher e recreação infantil.
E a Dona Maria Dalva? Com um sorriso no rosto e o protocolo de seu novo RG na mão, a ela disse que a ação social trouxe para todos os moradores a facilidade que imaginava não existir no serviço público: “Eu já estou há tanto tempo sem meu documento por relaxamento meu. Vim hoje para ver se realmente conseguiria resolver esta situação bem pertinho da minha casa, mas estava desconfiada. Graças a Deus, consegui resolver rapidamente”.  Finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.