terça-feira, 8 de outubro de 2013

“Caixa de presente” alerta contra tráfico de pessoas em Queimados

Iniciativa da GIFT Box Brasil vai ficar no município até sexta-feira para relatar 
casos de exploração de pessoas em outros países

Márcia Teixeira fala sobre a importância do projeto
Quem passou pela Praça da Nossa Senhora da Conceição, no Centro do município de Queimados, ganhou um presente nesta terça-feira, dia 8 de outubro. Em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), a Prefeitura de Queimados, através da coordenadoria executiva de políticas sociais e Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos, promoveu o projeto GIFT box Brasil. Movimento criado no Reino Unido pela ONG Stop The Traffik, durante as Olimpíadas de Londres em 2012, em cooperação com a United Nations Global Iniciative to Fight Trafficking (UN.GIFT), tem como objetivo fortalecer o movimento mundial contra o tráfico de pessoas e erradicação do trabalho escravo.

Visitantes conheceram relatos de vítimas de "tráfico humano"
Com uma “caixa de presente” em pleno céu aberto na praça e sob o tema “Nem tudo que reluz é ouro!”, a idéia da campanha foi conscientizar e alertar o público em geral sobre os perigos do tráfico internacional de pessoas. Quem entrou na “caixa” com a seguinte frase: “Veja o mundo e ganhe um bom dinheiro”, teve acesso a relatos de pessoas que foram aliciadas com falsas promessas de emprego no exterior e que mais tarde se tornaram vítimas de trabalho escravo e sexual.

Segundo o secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, a iniciativa é importante para que as pessoas tenham conhecimento sobre o assunto para se conscientizarem contra possíveis aliciadores. “Muitas vezes as pessoas têm ofertas maravilhosas de emprego em outros países, mas quando chegam lá veem que realidade é outra. Existem muitos casos de exploração sexual tanto de homens quanto mulheres e de trabalho escravo. Por isso, trouxemos essa ação para Queimados que serve como alerta à população”, explicou Zaqueu Teixeira.  

Iniciativa busca combater a exploração sexual

O “tráfico humano” é o terceiro crime mais lucrativo do mundo (em média US$ 32 bilhões, perdendo apenas para o tráfico de armas e drogas). De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), atualmente há 21 milhões de pessoas em situação de trabalho escravo no mundo. “Eles têm boa conversa, são conhecidos, oferecem propostas de emprego fora do país com bons salários, estudos e, em alguns casos, até casamentos. Quando a vítima chega ao destino, o sonho torna-se um pesadelo”, contou o secretário municipal de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos, José Ribamar Dadinho, referindo-se aos aliciadores de mulheres que lucram com a prostituição no exterior.  

Para a vice-prefeita e coordenadoria executiva de políticas sociais de Queimados, Márcia Teixeira, o projeto vem com o tema “Nem tudo que é luz é ouro!” justamente para instigar o público a entrarem na caixa e saber de casos de pessoas que foram iludidas com falsas promessas fora do país. “É muito importante esse trabalho de conscientização junto à população. Muitas mulheres são iludidas com falsas promessas de trabalho no exterior e acabam aceitando as propostas, por isso a nossa luta para combater esse tipo de tráfico. A campanha vai ficar até sexta-feira (11) na Praça Nossa Senhora da Conceição”, contou Márcia Teixeira.      

As primeiras ações da campanha no Brasil aconteceram durante as edições da Copa das Confederações e Jornada Mundial da Juventude neste ano. O projeto é coordenado pela SEASDH e a Organização Internacional do Trabalho-Brasil (OIT). O GIFT Box Brasil contou também com a participação do secretário municipal de Assistência Social, Elton Teixeira.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.