segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Queimados recebeu toneladas de cultura neste sábado

Texto: Dine Estela
Fotos: Luiz Ambrosio 

Mais de 2 mil pessoas assistiram ao Teatro a Bordo na  Praça dos Eucaliptos

Nem sempre brinquedos e roupas divertem mais uma criança do que uma tarde de teatro, dança e outras atividades lúdicas junto de seus pais. Foi este momento em família diferenciado que o Teatro a Bordo com mais de 2 toneladas de equipamentos, ofereceu aos moradores de Queimados no último sábado (12), Dia das Crianças, através da CCR Nova Dutra e a Secretaria Municipal de Cultura de Queimados. Foi possível ver famílias inteiras na Praça dos Eucaliptos, se divertindo com os personagens. O caminhão que estacionou na praça por volta das 15h, só conseguiu sair do espaço por volta das 21h. Na programação teve cinema, circo, oficinas de criação de bonecos reciclados de papelão, cantadores de histórias entre outras atrações.

Mesmo já tendo sido assistida por um público de 300 mil pessoas, a Cia também ficou encantada com a plateia da cidade, contou o coordenador local, Douglas Zanovelli. “Nossa, eu achei maravilhoso. Foi incrível ver a praça enchendo a cada minuto. Já tivemos públicos parecidos, mas aqui foi bem incrível. Nosso último grande público foi em Pindamonhangaba, SP, cerca de 1.500 pessoas, mas aqui, certamente passamos de duas mil. Temos uma estrutura de 300 banquinhos e quando a gente vê muita gente em pé! É sinal que encheu e aqui tinha quase dez vezes mais pessoas em pé”, calculou o diretor.  A equipe conta com 20 pessoas entre artistas e produção para montar toda a estrutura do Teatro.

O Secretário de cultura, Antônio Almeida, também comemora o sucesso do evento. “Estou bem feliz com o sucesso do evento. É muito bom ver famílias inteiras participando, inclusive idosos e deficientes físicos mesmo a cidade inteira estando em festa. Ver um público desse, durante horas no mesmo lugar, mesmo sem nenhum nome de peso no elenco, denota a qualidade e o brilhantismo dos artistas. Essa parceria com a CCR Nova Dutra tem tudo para ser muito longa, visto que, é uma determinação do prefeito Max Lemos que façamos eventos que atendam às famílias, destacou o secretário.

Juscileide Farias chegou recentemente da Espanha com o marido Juan Carlos e o filho Kauã de 10 anos e encontrou e comentou a semelhança com o trabalho cultural realizado na Europa. “É igualzinho ao trabalho cultural que a gente vê nas praças de Lá, mas confesso que o público aqui ficou mais confortável com os banquinhos, por lá, todos sentam pelo chão mesmo. Meu filho ficou encantado com as atrações. Ele foi criado desde os três aninhos lá, mas conseguiu acompanhar muito bem a linguagem apresentada”, destacou.

Semana que vem o Teatro a bordo, segue para São José dos Campos e voltam ao Rio somente no ano que vem, mas o diretor já garantiu que visitará Queimados novamente. O Circuito Nacional já percorreu 100 municípios em São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo e Tocantins, com atrações para tocar, ver, sentir e rir. O evento conta com a parceria da CCR Nova Dutra através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.
O acesso a obras de teatro e atividades lúdicas são os principais objetivos do Teatro a Bordo que, por meio de um equipamento cultural itinerante, propicia programações variadas em espaços diversos, democratizando o acesso à cultura, inclusive nas comunidades mais distantes dos centros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.