quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Funk ajuda a fixar Leis de Trânsito em Queimados

Texto: Dine Estela 
Fotos: Luiz Ambrosio

Palestras nas escolas ajudam a minimizar os acidentes de trânsito

“Tem que parar, para o outro pode passar, a caminho da escola, aprendendo a transitar”, o funk criado pelo grupo de teatro Inovara ficou na cabeça da criançada da escola Diva Teixeira, conta a diretora Verônica Castro. “Eles ficaram a semana inteira cantando a “musiquinha” e desenhando os personagens no caderno. Devem ter levado a mensagem para suas casas, com certeza”, analisou.  As palestras da Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Ordem Pública (SEMUSTOP) de Queimados estão serão ministradas em todas as escolas da cidade, inclusive as particulares com o objetivo de levar através das crianças, noções de trânsito que podem salvar vidas.

Gabriel Monteiro, 11 anos, respondeu corretamente a todas as perguntas sobre a sinalização de trânsito, Mateus da Silva da mesma idade não concordou com a postura de motorista mal-humorado do personagem Pateta no desenho animado apresentado pelos palestrantes. Cada um teve a oportunidade de fazer parte de um trânsito que mata 22,3 a cada 100 mil habitantes, cerca de 5% a mais do que era registrado em 2011. Mesmo com os avanços da Lei seca estes números tendem a aumentar 10% até 2020, segundo dados do Fórum Internacional dos Transportes (ITF, sigla internacional) apresentados esta semana.

Temas como a importância do uso do sinto de segurança e o uso de bebida alcoólica, que juntos são responsáveis por 50% das mortes, não faltam nas palestras que também abordam sinalização de trânsito com a apresentação das placas e a importância das faixas de rolamento, tanto para pedestres, como para os motoristas. “Estou admirado com os nossos alunos das escolas municipais que mesmo não tendo veículos, conseguiram identificar 80% das placas de sinalização. Demonstraram cidadania e com certeza serão os nossos disseminadores de informação”, ressaltou o capitão e secretário da SEMUSTOP, Capitão Elias José. Mais três escolas serão escolhidas até sexta-feira, para serem visitadas na próxima semana. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.