segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Estudantes de Queimados mostram que estão com os conhecimentos históricos em dia

Texto e fotos: Felipe Carvalho

Seis alunos da Escola Estadual Luiz Peixoto irão representar o município na fase final da 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

O Município de Queimados será o único representante da Baixada Fluminense na fase final da 5ª Olimpíada Nacional em História (ONHB) com a participação de seis estudantes da Escola Estadual Luiz Peixoto, que mostraram que estão com os seus conhecimentos em dia. A grande final será realizada entre os dias 19 e 20 de outubro de 2013, no campus da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em São Paulo. A 5ª ONHB foi iniciada no dia 19 de agosto e desenvolvida ao longo de cinco fases online. Durante este período, a competição movimentou cerca de mais de 40 mil estudantes de escolas públicas e privadas, do 9º ano do ensino fundamental e alunos do ensino médio regular e tecnológico de todo o país.

Para a fase final, apenas as 300 melhores equipes estão classificadas, duas delas pertencentes à Escola Estadual Luiz Peixoto, localizada no Bairro Fanchem. As equipes são compostas por três estudantes regularmente matriculados no oitavo e nono anos do ensino fundamental ou no ensino médio, orientados por um professor de História. Os alunos Richard Chagas da Luz, 15, Jeane Dandara de França, 16,  e Liliane Albino Alves, 16, que compõem a equipe “Revolucionários” e as estudantes da equipe “Queijo com lutella”, Érica Vieira da Silva, 17, Yasmin Louzada Ferreira,16, e Ana Joyce Barbosa Ferreira, 16, estão se preparando fortemente para a competição, apreciando os diferentes assuntos da história do Brasil que consideram crucial para realizarem a prova final em Campinas.

Richard Chagas da Luz, 15, que compõe a equipe “Revolucionários” comemora a vitória. “Estamos muito felizes por termos conseguido chegar à fase final de uma competição tão tradicional em nosso país. O esforço é máximo para que possamos representar com dignidade nossa escola, nossa cidade e nosso Estado. Nossa classificação é uma prova que a educação em nosso município tem melhorado e o comprometimento dos alunos têm sido fundamental para que acontecesse essa mudança. O importante não é ser bom só em história do Brasil, como é o critério da competição e sim em todas as matérias, pois o que aprendemos na escola levamos para toda vida”, destacou Richard.

O prefeito de Queimados, Max Lemos, fez questão de cumprimentar todos os alunos, estendendo os agradecimentos a todos os educadores da cidade.Eles são os expoentes do que queremos para Queimados em termos de Educação. Essa conquista não é fruto do acaso, da sorte. Ela acontece porque um bom trabalho foi realizado nas escolas estaduais. Estamos seguindo esta linha no ensino básico que é de nossa competência. Afinal nossas crianças merecem e precisam de uma formação educacional de qualidade, que reflita em mais oportunidades no futuro profissional. Acredito que a Educação é o principal vetor de transformação social de uma sociedade”, ressaltou Max.

Professores orientadores
Um dos critérios da competição, é que cada time tenha um professor orientador. Em Queimados, os docentes Walmir Pinto, 32, e Marcelo Duarte, 39, são os responsáveis pelas equipes. O Professor Walmir Pinto está confiante de ver seus alunos figurando entre os melhores da 5ª Olimpíada Nacional em História.

Walmir Pinto, acredita que eventos como este podem mudar o país. “São eventos como esses que nos fazem acreditar que a educação ainda vai conseguir mudar esse país e ao mesmo tempo despertar nos jovens o prazer de aprender a história. Eu e professor Marcelo realizamos um trabalho de união. São duas equipes diferentes, mas que representam a mesma instituição escolar e a mesma cidade. Estamos confiantes em uma boa performance dos nossos alunos”, afirmou Walmir.

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma realização do Museu Exploratório de Ciências – UNICAMP, concebida e elaborada por historiadores e professores de história desta universidade. Como proposta, os participantes têm a oportunidade de trabalhar com temas fundamentais da história nacional e de conhecer de perto as práticas e metodologias utilizadas pelos historiadores. A competição premiará escolas, alunos e professores, com medalhas de ouro (15 equipes), prata (25 equipes) e bronze (35 equipes).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.