sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Dia Municipal do Combate a Dengue é comemorado com alerta sobre os riscos da doença, em Queimados

Na ação, foram distribuídos panfletos para conscientização da população e profissionais comemoram o baixo índice do mosquito transmissor na cidade


Texto: Leandro Machado
Fotos: Luiz Ambrósio


A Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira (18), quando se comemora o Dia Municipal de Combate a Dengue, ação de alerta à população sobre os riscos de contaminação da doença e como evitar a multiplicação dos mosquitos transmissores. A atividade aconteceu na Praça Nossa Senhora da Conceição, no centro, onde os agentes distribuíram panfletos e conversaram com transeuntes sobre o programa estadual “10 minutos contra a dengue”, que é executado pelo município. Uma enorme faixa foi estendida em um semáforo da Avenida Irmãos Guinle, para que as informações chegassem também aos motoristas queimadenses.


Cerca de 30 agentes do Grupo Intersetorial de Combate a Dengue, da Prefeitura Municipal de Queimados, em conjunto com profissionais da Secretaria de Saúde, participaram do evento. Para Nice Maria, Coordenadora de Educação em Saúde da Vigilância Sanitária, a ação é importante, mas os bons resultados no combate ao “aedes aegypti”, inseto transmissor da doença, se dá pelo trabalho diário da equipe e pela conscientização dos moradores: “Trabalhamos todos os dias para erradicar a dengue no nosso município. Fazemos visitas aos lares, palestras e oficinas nas escolas, teatro de fantoche, reunião nas comunidades e muito mais. Nossa luta é no dia a dia e os queimadenses têm entendido a importância da prevenção”, destacou.

Antônio Paulo Rodrigues, 65, morador do Bairro Jardim Alzira, foi um dos alcançados pela ação desta sexta-feira. Ele disse que hoje cuida bem de sua casa para não deixar a doença entrar, mas lamenta pela falta de importância de outras pessoas:  “Já sofri com a dengue duas vezes e dei sorte de estar vivo. Hoje eu vistorio toda minha casa e até a casa dos vizinhos. Não deixo vaso de água e caixa d’água descobertos e até tampa de garrafas de refrigerantes eu não deixo jogada. Mas ainda sinto falta de uma preocupação maior de toda população”, disse ele.

Um dos envolvidos na ação de hoje, foi o secretário de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, Ribamar Dadinho. Ele fez questão de entregar os panfletos às pessoas que passavam pela praça e exaltou a iniciativa do Governo Municipal: “Faço questão de participar de ações como estas, que visam o bem da população. Tenho que parabenizar o Prefeito Max Lemos que reuniu profissionais capacitados para acabarmos de vez com este mal, que é a dengue”, destacou Ribamar.


Relatório do LIRA mostra que Queimados está dentro do  índice tolerável da OMS

Durante cinco vezes ao ano, o setor técnico da secretaria de monitoramento e controle de vetores, realiza o LIRA (Levantamento de Índice Rápido do “Aedes Aegypti” ), que consiste em análise nas localidades sobre a existência do inseto transmissor da doença. O último estudo aponta que a cidade de Queimados tem o índice tolerável pela OMS (Organização Mundial de Saúde): 0,99%, diminuindo em relação ao estudo de 2012, quando a cidade tinha o índice de 1,14%. O nível permitido pelo órgão varia de 0 a 10.  

A secretária Municipal de Saúde, Fátima Sanches, revela a boa notícia para os queimadenses e mostra que a regularidade nos índices é satisfatória, mas ainda tem muito trabalho para fazer. “Os números melhoram a cada levantamento. A nossa meta é chegar a zero ou bem próximo a este número. Isso mostra que estamos no caminho certo. Para diminuir ainda mais o número de mosquitos na cidade, existe um exército de profissionais que trabalham todos os dias contra a dengue. São 132 agentes de controles de endemias e 70 agentes comunitários que visitam casas todos os dias e se mantêm firmes no combate à doença”, ressaltou Fátima.

Programa “10 minutos contra a dengue”


Os panfletos entregues pelos agentes de saúde de Queimados continham informações sobre o programa do Governo Estadual “10 Minutos contra a Dengue”, que é realizado pelos municípios. O plano aborda que as pessoas podem evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença, fazendo uma checagem de apenas dez minutos por semana em sua própria casa. Atitudes simples como vedar as caixas d’água, não deixar os vasos de plantas acumularem água, manter piscinas e fontes sempre tratadas, podem evitar os casos da doença. O chefe de Monitoramento e controle de vetores, Eduardo Dutra, alerta para a quantidade de larvas encontradas em residências: “Das amostras colhidas pelos agentes, 80% são retiradas de dentro de imóveis. Por incrível que pareça, mas esta é a realidade”, finalizou Dutra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.