sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Um caminhão de imaginação

Texto: Dine Estela
Fotos: divulgação 

Teatro a Bordo estaciona em Queimados-RJ
 no Dia da Criança e leva atividades gratuitas

O que cabe dentro de um contêiner? Um palco, um cinema, um circo, oficinas, bonecos, vaqueiros, cantadores e muitos contos. O Teatro a Bordo estaciona seu caminhão itinerante em Queimados, na Baixada Fluminense, sábado (12) e oferece atividades gratuitas para todas as idades na Praça dos Eucaliptos, no centro, das 15h às 20h. Mais de 300 mil pessoas já viram as apresentações do grupo, que desde 2007 percorreu 100 municípios em São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo e Tocantins, com atrações para tocar, ver, sentir e rir. O evento conta com a parceria da CCR Nova Dutra e Secretaria Municipal de Cultura de Queimados, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.

A Programação começa às 15h com a peça Recicla Mundo: Criação de Bonecos - Criação de brinquedos inspirados nos personagens da peça Como Surgiu a Noite, reutilizando papelão e outros materiais. Às 16h: Teatro: Embornal de Histórias - Dois contadores de histórias se encontram e dividem suas experiências de viagens pelo mundo. Às 17h: Artistas da cidade. 18h:30: Cinema - Curtas Metragens Nacionais - Seleção de filmes de animação brasileiros. 19h:30: Intervenção Teatral: Como Surgiu a Noite - O surgimento da noite segundo a lenda indígena, contada com bonecos e efeitos audiovisuais. Com Grupo Teatro Aberto. 20h: Teatro: Cinderela Brasileira - Um contador de causos nos revela a história de Cinderela Brasileira - a clássica história agora ambientada no sertão nordestino. Com Grupo Casa3.

A atriz Talita Berthi, produtora e idealizadora do projeto, destaca histórias e personagens da nova temporada, revelando usos, costumes e edeias fazendo homenagem às tradições orais com histórias e personagens da cultura popular brasileira.

_ Se trata de narrativas que circulam por muitas gerações no imaginário das pessoas. São frutos do espírito inventivo do nosso povo, testemunhando. Entre eles, contos recolhidos por Câmara Cascudo (O Compadre da Morte e Quirino, o Vaqueiro do Rei). Contou Talita.

O acesso a obras de teatro e atividades lúdicas são os principais objetivos do Teatro a Bordo que, por meio de um equipamento cultural itinerante, propicia programações variadas em espaços diversos, democratizando o acesso à cultura, inclusive nas comunidades mais distantes dos centros.

Serviço:
Dia: 12 de outubro de 2013, Sábado.
Endereço: Praça dos Eucaliptos, Centro.
Horários:
15h Recicla Mundo: Criação de Bonecos - Criação de brinquedos inspirados nos personagens da peça Como Surgiu a Noite, reutilizando papelão e outros materiais.
16h Teatro: Embornal de Histórias - Dois contadores de histórias se encontram e dividem suas experiências de viagens pelo mundo. A tradição oral em primeiro plano. Com Grupo Teatro Aberto.
17h Artistas da cidade
18h:30Cinema - Curtas Metragens Nacionais - Seleção de filmes de animação brasileiros.
19h:30 Intervenção Teatral: Como Surgiu a Noite - O surgimento da noite segundo a lenda indígena, contada com bonecos e efeitos audiovisuais. Com Grupo Teatro Aberto.
20h Teatro: Cinderela Brasileira - Um contador de causos nos revela a história de Cinderela Brasileira - a clássica história agora ambientada farsescamente no sertão nordestino. Com Grupo Casa3.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.