terça-feira, 1 de outubro de 2013

Audiência Pública defendeu direitos dos idosos em Queimados

Por Bruno Anacleto
Fotos: Felipe Bragança

Mesa de abertura oficial da audiência pública
Queimados recebeu nesta terça-feira, dia 1º de outubro, a primeira Audiência Pública de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa no Teatro Municipal. Sob o tema “Direitos: Conquistas e Desafios”, a audiência contou com a participação da Comissão de Direitos da Criança, do Adolescente e do Idoso, da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O objetivo do encontro foi para tratar sobre os avanços das políticas públicas voltadas para a terceira idade no município e elaborar propostas de melhorias através de um diálogo com a população idosa.

A audiência também celebrou o Dia Internacional do Idoso e os dez anos da criação do Estatuto do Idoso – lei nº 10.741 –, sancionada em outubro de 2003. De acordo com a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), de 2012, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 12% da população brasileira é composta de idosos. O número representa mais de 24 milhões de pessoas.

Vice-prefeita, Márcia Teixeira, fala sobre a importância da audiência
Para a vice-prefeita de Queimados, Márcia Teixeira (foto ao lado), o encontro é importante para ouvir a população idosa e, assim, defender seus direitos. “Estamos aqui hoje para ouvir e saber a opinião deles. A partir desse diálogo vamos traçar novas diretrizes às políticas públicas que continuem garantindo o Estatuto do Idoso. Temos que conversar e entender exatamente as dificuldades que eles passam para defender seus direitos. Um país que não respeita seus idosos é um país sem memória, um país sem história”, destacou Márcia Teixeira.

Número de idosos chega a quase 10% da população de Queimados

Na última pesquisa sobre estimativas populacionais do Sistema Único de Saúde (Sus), que tem o objetivo de mapear os serviços de saúde em todo território nacional “, o município de Queimados possui quase 20 mil pessoas idosas entre homens e mulheres, ambos acima de 60 anos. Segundo estimativas da Secretaria Municipal da Terceira Idade, o número representa cerca de 10% da população municipal.  

Secretário Dequinha 
Para secretário municipal da Terceira Idade, José Alves de Carvalho "Dequinha" (foto ao lado), o diálogo com a população idosa é a melhor forma de orientar sobre seus direitos e fazer valer o Estatuto do Idoso. “Essa audiência é uma ótima oportunidade de orientá-los sobre seus direitos. Muitos infelizmente por falta de informação ainda desconhecem o Estatuto. Nosso objetivo é orientar, dar toda assistência que for necessária e, claro, o mais importante que é melhorar ainda mais a política pública em defesa do idoso”, frisou Dequinha.

A mesa da audiência pública contou com autoridades municipais e estaduais: Presidente da Comissão dos Direitos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Alerj, a deputada estadual Claise Maria, do secretário municipal de Comunicação Social, Carlos Albino, do presidente do Conselho Municipal do Idoso, Professor Antônio Amorim, representante do Conselho Estadual para Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDEPI), Luiz Siqueira Rodriguez, entre outros representantes da sociedade civil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.