segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Parceria entre AACD e Prefeitura beneficia pessoas com deficiência em Queimados


Autonomia, liberdade e independência, é isso que todas as pessoas que necessitam de instrumentos ortopédicos sentem ao adquiri-los. Pensando nisso, a Secretaria de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania de Queimados, através da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, em uma parceria com a AACD, entregou no último dia 18, 70 itens ortopédicos, entre cadeiras de rodas, de banho e muletas, feitos sob medida, gratuitamente. A doação é resultado dos atendimentos mensais que acontecem na secretaria. A entrega aconteceu na sede SEMDEHPROC, e os atendimentos continuam sendo realizados na secretaria. A próxima está agendada para o dia 22 de outubro, a partir das 14h e as pessoas interessadas interessados devem comparecer ao local neste dia tendo em mãos laudo médico, RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. A secretaria fica situada à Rua Otília, n° 1495 – Centro, atrás do Fórum Municipal.
A cadeira mais bonita entregue na tarde foi a da Ludimila Oliveira da Silva, que completará 10 anos no próximo dia 29 e ganhou de presente de aniversário um intrumento sob medida, todo alcochoado e lilás, como contou a sua mãe Luciana de Oliveira. “A Ludimila tem paralisia cerebral e é muito difícil para nós arcarmos com um instrumento ortopédico. Agradeço muito o trabalho da AACD e da Secretaria que está proporcionando para a minha filha mais qualidade de vida, e como ela vai fazer 10 aninhos semana que vem, já é o presentão de aniversário”, comentou Luciana.
Para a representante da AACD, que acompanhou a entrega das cadeiras, Natália Queiroz, a doação vem suprir, principalmente aqueles que não tem condições de comprar uma cadeira, e Queimados se destaca por ser um município que abre as portas para a organização. “Queimados sem dúvidas vem se destacando entre os municípios. Quando chegamos aqui encontramos uma equipe organizada e pronta a ajudar a população. Para as famílias que não tem condições é uma ótima oportunidade pois uma cadeira destas custa em média de R$2 mil à R$2,5 mil reais. E a AACD está disposta a, através da secretaria, ajudar a população em Queimados”, destacou Natália.
Entrega em casa
Para auxiliar aqueles que não podem comparecer à secretaria para buscar a cadeira de rodas, o secretário Ribamar Dadinho anunciou que está buscando parcerias para que os instrumentos possam ser entregues na residência dos deficientes. “O que vem acontecendo muito é que as pessoas que mais precisam não tem condições de se locomover aqui pra sede para resgatar a sua cadeira, por isso, hoje já vamos entregar em casa os instrumentos dos que não puderam vir. Este auxílio vai ser permanente para que nenhum empecilho atrapalhe a ajuda chegar aos que mais precisam”, finalizou Ribamar.
 “Para ser deficiente, basta não ser”
Outro beneficiado que está rindo a toa é José Carlos de Souza, o Juca, que recebeu do amigo de infância, o secretário Ribamar Dadinho as cadeiras de roda e de banho. “Eu me tornei deficiente, sofri um acidente que decepou uma de minhas pernas. Passar pela reabilitação do modo de me comportar em relação a todos os componentes da sociedade é um processo muito difícil e piora quando não temos condições de ter uma cadeira adequada para a locomoção. Sem dúvidas a atenção que vem sendo dada à população deficiente pela Prefeitura traz mais tranquilidade e conforto”, contou, emociodado, Juca.
Para a coordenadora de pessoas com deficiência, Sirlene Marquiori, a parceria com a AACD beneficia o trabalho que vem sendo realizado pela coordenadoria na cidade. “Seguindo as orientações do prefeito Max Lemos, estamos trabalhando para que a nossa cidade avance no cuidado para a pessoa com deficiência, e afirmamos que está é uma política que deve ter atenção de todos pois para se tornar deficiente, basta não ser. Além de firmarmos o atendimento mensal da AACD na secretaria para a doação de instrumentos ortopédicos, estamos realizando cadastro para oportunidades de emprego às pessoas com deficiência bem como o auxílio jurídico aos que precisarem”, relatou Sirlene.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.