quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Ação contra maus-tratos a animais movimenta Centro de Queimados nesta quinta (4)

População que esteve na Praça dos Eucaliptos pôde vacinar cães e gatos contra raiva e concorrer a brindes como ração e medicamentos veterinários

Marina Mendes - Uma grande mobilização em prol dos animais tomou conta da Praça dos Eucaliptos, em Queimados, nesta quinta-feira (4). A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ambiente e Defesa dos animais, realizou a primeira edição do ‘Queimados Pet Show’, um evento dedicado ao bem-estar de cães e gatos da cidade. Com direito a música ao vivo, sorteio de brindes e estandes de produtos veterinários, a ação promoveu vacinação antirrábica e imunizou cerca de mil bichinhos.

A ação, que teve como objetivo chamar a atenção da população para as práticas de maus-tratos contra os animais domésticos e silvestres, foi promovida por conta de datas recentemente instituídas em Queimados: o “Dia Municipal da Adoção, Proteção e Bem-estar dos Animais” e o “Dia Municipal do Protetor dos Animais” (leis de n°. 331 e 332), ambos comemorados em 4 de outubro.

Para o Prefeito Carlos Vilela, torna-se necessária essa conscientização quando se considera o cenário atual do município. “Sabemos que em muitos casos, os animais de rua sofrem abandono de seus próprios donos. Queremos que a população tenha oportunidade de imunizar os bichinhos enquanto estamos fortalecendo o combate a e essas práticas cruéis”, afirma o gestor.

De acordo com a Lei Federal de crimes ambientais (art.32 da lei 9.605/98), praticar ato de abuso, ferir ou mutilar animais sejam eles domesticados, nativos ou exóticos, é crime. “Com pena de três meses a um ano, esse tipo de ato consiste em expor o animal a qualquer tipo de sofrimento, seja físico ou psíquico”, explica o Secretário da Pasta, Marcelo Medeiros.

Quem esteve presente na ocasião foi Luciene Lima (31) acompanhada do melhor amigo, Bob, de 1 ano e 9 meses. Moradora do bairro Eldorado e tosadora, ela explica que a oportunidade de vacinar seu cão gratuitamente veio em boa hora.

“Geralmente o valor da vacina é 70 reais, então poder vacinar contra a raiva sem pagar foi primeiramente bom para o Bob, que agora está vacinado, e para o meu bolso, porque economizei. Essa iniciativa influencia também a população a ter mais respeito e amor pelos seus próprios bichos”, comentou a autônoma.

Em busca de um novo lar

Além da campanha pública de incentivo e proteção aos melhores amigos do homem, a equipe da SEMADA, montou um abrigo temporário na sede do órgão para cães e gatos de rua. Os animais estão sendo acolhidos para serem vacinados e castrados. Após essa etapa, os animais serão expostos em uma feira pública de adoção.  

Para a veterinária e Coordenadora de Defesa Animal, Ângela Medeiros, a castração serve para diminuir a natalidade de animais de rua. “Só vejo benefícios para a saúde da população com essa iniciativa. Fazendo esse trabalho nos evitamos as zoonoses - doenças que são transmitidas dos animais para os humanos -, além de proteger os bichos, que também compõem nossa sociedade."

Para os interessados em adotar cães ou gatos, é necessário comparecer à Secretaria, que fica na Av. Luigi Giobbi, nº 498, no bairro Fanchem, ou entrar em contato pelo telefone 2665-7795. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.