quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Prefeitura de Queimados entrega próteses externas para mulheres vítimas do câncer de mama

Ação fez parte da programação do Outubro Rosa e também contou com realização de palestras

Aline Lopes- Com a autoestima para lá de elevada. Foi assim que a aposentada Maria Oliveira, de 60 anos, saiu da sede da Secretaria Municipal de Saúde, na tarde desta quinta-feira (25). Ela foi uma das contempladas na ação referente ao Outubro Rosa realizada pela Prefeitura de Queimados, em parceria com uma rede de planos de saúde. A iniciativa consistiu na doação de sutiãs especiais para mulheres que enfrentaram o câncer de mama. A peça permite que a mulher coloque próteses externas nos seios. Maria descobriu que tinha a doença há seis anos, quando precisou retirar o seio direito.

A atividade contou também com palestras de saúde mental e da mulher. As próteses artesanais fazem parte do projeto social “Mamas do Amor”, feitas sob medida para as mulheres que não puderam ou não quiseram passar por uma reconstrução da mama. Elas se moldam perfeitamente ao corpo e podem ser feitas em casa.

A Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, que também participou da palestra, junto com o vice-prefeito, Machado Laz, alertou as mulheres sobre a importância do cuidado com a saúde. “Não é porque já tiveram o câncer que não precisam mais se preocupar ou cuidar do corpo, pois essa e outras doenças podem aparecer novamente. Por isso, se cuidem, façam o autoexame, vão sempre ao médico, pois com saúde não se brinca”, alertou.

Sempre preocupada com a saúde, dona Maria realiza exames de rotina e descobriu o câncer logo após fazer o exame de mamografia. “Fiquei confiante desde o início, perdi o cabelo, tive que retirar o seio e esvaziar a axila, mas nada disso me fez desistir de lutar. Hoje eu posso não ter uma mama, mas tenho a minha vida, que é bem mais importante”, declarou a moradora do Jardim Alzira.

Já a aposentada Lucimar Vidal, de 57 anos, descobriu o nódulo no seio esquerdo ao fazer o autoexame. “Quando senti aquele caroço na minha mama, logo fui procurar um médico, pois já tiveram casos na minha família, então fiquei bastante preocupada. Mas, hoje eu estou curada e posso dizer que eu tive o câncer, mas ele não me teve”, disse.


Ainda há próteses para doação. Para receber, basta comparecer à Secretaria Municipal de Saúde (Av. Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, nº 1170, Vila Pacaembu), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com identidade e cartão do SUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.