terça-feira, 2 de outubro de 2018

Noite de palestras sobre saúde da mulher abre programação do ‘Outubro Rosa’ em Queimados

Evento aconteceu nesta segunda-feira (1), na Câmara Municipal, e contou com nutricionistas, psicólogos, médicos e advogados

Foto: Thiago Loureiro
Aline Lopes- O câncer de mama é o segundo mais comum entre as mulheres no mundo, perdendo apenas para o de pele não-melanoma. Para mudar essa realidade e conscientizar a população sobre a importância da detecção precoce da doença, a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, foi uma das palestrantes na cerimônia de abertura do Outubro Rosa, realizada nesta segunda-feira (1), na Câmara Municipal de Vereadores de Queimados.


Foto: Thiago Loureiro
Além da gestora - que falou sobre medicina preventiva -, nutricionistas, educadores físicos, advogados, psicólogos e mastologistas compuseram o quadro de palestrantes. Temas como a importância de atividades físicas para mulheres, prevenção à depressão em casos da doença diagnosticada, a influência da alimentação na prevenção e tratamento do câncer de mama foram tratados na oportunidade. A solenidade contou ainda com a presença da primeira-dama, Lúcia Vilela.

Foto: Thiago Loureiro
A ocorrência de casos de câncer de mama na família foi um dos incentivos para a Vereadora Eloíza Helena promover o evento. “Tenho três mulheres próximas a mim que passaram por esse problema. A minha mãe - que infelizmente não resistiu -, uma irmã e minha madrinha, que venceram a doença. Por isso, acredito que quanto mais falarmos sobre isso, mais ajudaremos as mulheres no combate”, disse a organizadora.

Saúde preventiva ao alcance de todos

Foto: Thiago Loureiro
O autoexame é muito importante para que as mulheres conheçam bem o próprio corpo e percebam com facilidade qualquer alteração nas mamas. Mas a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia, ressalta que o método não substitui a realização de exames como a mamografia.

“Nosso município oferece serviços de saúde à mulher durante o ano todo, temos mastologista atendendo no Centro de Especialidades Médicas e Clínica da Mulher, no bairro Fanchem, e realizamos cerca de 800 mamografias ao mês junto ao Centro Médico e Diagnóstico (CMD), no Centro, que é conveniado. Então, todas que precisarem da nossa ajuda terão nosso apoio”, disse a gestora.

Fique atenta aos sintomas

Um dos principais sintomas da doença é o nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor, que está presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher. Vermelhidão na mama, alterações no mamilo ou presença de secreção sanguinolenta também são sinais que requerem atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.