sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Horto Municipal de Queimados é o mais novo point para ensaios fotográficos na Baixada Fluminense

Rodeada por espécies nativas da Mata Atlântica, unidade de conservação tem sido cenário perfeito para registrar momentos especiais de casais, gestantes e crianças

Marina Mendes - Nem Jardim Botânico, nem Quinta da Boa Vista. Uma nova opção para ensaios fotográficos está em alta entre os moradores da Baixada Fluminense. Trata-se do Horto Municipal Luiz Gonzaga de Macedo, localizado no bairro Fanchem, em Queimados. A área de conservação ambiental virou o cenário perfeito para os fotógrafos da região, que viram no espaço o grande potencial para registrar momentos especiais de casais, gestantes e crianças.


Por ser rodeado de ipês, aroeiras e cerca de outras 20 espécies da flora da Mata Atlântica, o Horto tem sido um sucesso entre os profissionais, principalmente aos fins de semana. Recuperado e revitalizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa dos Animais, o espaço abriu suas portas para a população em Junho deste ano, e desde então, tem sido também uma alternativa para fazer trilhas, eco piqueniques ou caminhadas.

Para o fotógrafo Carlos França, de 37 anos, é muito bom saber que existe uma opção dentro do município para fotografar. “Desde que eu descobri o Horto, fiquei apaixonado, pois achei muito bonito. A gente que trabalha com material caro não pode ficar andando em qualquer lugar. Aqui é um lugar bom, disponível e seguro, além de ser novo e mais possível de estimular a criatividade”, comentou o morador do bairro Pacaembu, que já realizou cinco ensaios na unidade de conservação.

Outro profissional que foi até o Horto Municipal foi Ismael Crespo, de 59 anos. Com 45 anos de profissão, o morador do bairro Vila do Tinguá costumava trabalhar sempre fora de sua cidade. “Eu sempre passava aqui por perto e ouvia as pessoas falarem, até que decidi vir. Me economizou tempo e dinheiro. Para nós fotógrafos, é excelente”, afirmou o profissional.

Já para a cliente Fabrícia Rocha, de 32 anos, que não conhecia o espaço, o Horto serviu de paisagem para o ensaio de Dia dos Pais entre seu filho Pedro, de 2 anos, e seu marido Renan. “Eu já tinha feito fotos em outras cidades. Quando soube daqui fiquei muito animada, pois não imaginava que em Queimados teria um lugar tão legal e verde”, afirmou.


Opção também para os aventureiros
Não é só nas lentes e cliques que o Horto Municipal tem feito sucesso. Os aventureiros de plantão também não precisam mais sair da Baixada para fazer trilhas e ter um contato mais próximo com a Natureza. O espaço conta com três com três trilhas ecológicas: Ipê Amarelo (Nível Leve – 531m); Pau-Brasil (Nível Moderado – 423m) e Pau-ferro (Nível Moderado – 492m).
No quesito segurança, os visitantes podem ficar tranquilos. O Horto Municipal é monitorado pela Guarda Ambiental do município, que realiza fiscalizações frequentes a fim de evitar ações que danifiquem o Meio Ambiente, enquanto a Guarda e a Ronda Municipal realizam o trabalho em prol do convívio dos visitantes. Até o momento, nenhuma ocorrência foi identificada.
Para os interessados em realizar confraternizações ou visitação, o Horto Municipal Luiz Gonzaga de Macedo está localizado na Rua Francisco Gabriel Neto, com funcionamento de segunda a segunda, das 8h às 18h, incluindo feriados.

Um comentário:

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.