quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Palestra sobre o câncer de mama encerra o Outubro Rosa em Queimados

Pacientes do Posto de saúde Júlio Barros aprenderam sintomas, formas de prevenção e tratamento da doença


Marina Mendes - Para encerrar com chave de ouro a programação especial do outubro rosa, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretária Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (31) uma palestra de conscientização sobre a luta contra o câncer de mama, na sede da Unidade de Saúde Júlio Barros, no bairro Paraíso. A ideia era chamar atenção dos presentes para os sintomas, formas de prevenção e tratamento da doença.



Entre os pontos abordados na ocasião estiveram a importância dos exames regulares e do autoexame, além do alerta para a busca de uma dieta equilibrada aliada à prática regular de exercícios. Além disso, a questão da parcela de homens com a doença e o fato da hereditariedade da patologia foram levantados. Embora afete apenas 10% do total de casos, mulheres com histórico familiar com um ou mais parentes que foram diagnosticadas antes dos 50 anos apresentam maior risco de desenvolver a doença.  

Para a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, promover esse tipo de evento nas unidades tanto aproxima a população dos funcionários quanto dos temas de saúde de alta relevância. “Ao realizar essas campanhas nos equipamentos podemos fazer com que o paciente tire dúvidas e também se motive a se cuidar mais. O câncer de mama como qualquer outra doença, quando é descoberto no início, maiores são as chances de cura”, declarou a gestora. 


Quem esteve presente na palestra foi a gestante Marcielle Gomes, de 24 anos, que é moradora do bairro Quebra Côco. Com o pré-natal em andamento na unidade, ela acredita que as programações são essenciais. “As festividades são sempre bem-vindas para as pessoas que estão em tratamento no equipamento. Eu acho que é uma estratégia de conscientização muito interessante”, contou a futura mamãe do Heitor. 



Atendimentos aumentam  25% 

Com o funcionamento em regime ambulatorial, a unidade de saúde Júlio Barros conta com uma equipe médica composta por dois clínicos gerais, três pediatras, um cardiologista, um ginecologista, um nutricionista, um obstetra especializado em pré-natal, um enfermeiro e três técnicos de enfermagem. Com a nova sede, inaugurada no início do mês, o número de atendimentos tem atingido a faixa de 600 atendimentos por semana. Antes eram 480, um aumento de 25%. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.