segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Queimados realiza caminhada do Outubro Rosa

Campanha alerta a necessidade do autoexame para a prevenção contra o câncer de mama
Kathellen Islyne - A manhã do último sábado (27) foi marcada pelo encerramento da campanha do Outubro Rosa em Queimados. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma caminhada para alertar a importância da prevenção ao câncer de mama. Profissionais e pacientes participaram do trajeto de quase três quilômetros de extensão.
A ação contou com a participação do prefeito de queimados, Carlos Vilela, que falou da importância desses atos. “Devemos nos preocupar com a saúde dos moradores da nossa cidade. É uma responsabilidade da prefeitura informar a todos sobre como se prevenir dessas doenças”, ressaltou o prefeito.
Na ocasião a Secretária Municipal de Saúde, Drª. Lívia Guedes, junto ao vice-prefeito Machado Laz, informou que todos devem realizar os exames. “O autoexame pode e deve ser realizado por todas as pessoas de todas as idades. Homens e mulheres devem se prevenir, pois o câncer de mama atinge a todos”.
Durante a caminhada, pacientes que estão em tratamento e pacientes que foram curadas deram seus relatos. Como a moradora do Centro de Queimados, Angela Abreu (59), que descobriu a doença através da mamografia. “Descobri que estava doente em 2014, mas consegui realizar todos os procedimentos e estou curada desde 2015 quando operei”, conta.
Uma das pacientes, Carmem Valéria (55), já foi curada, voltou a ter o câncer de mama e aconselha as pessoas que já foram curadas a continuarem se prevenindo.  “Tive câncer do lado esquerdo do seio em 2016, fiz duas cirurgias e estava curada, mas descobri que estou com três nódulos novamente. Agora, irei passar por todo o processo de novo, por isso todos que já estão curados devem continuar se prevenindo”, diz a moradora do São Roque
O câncer de mama não escolhe idade, é o que diz a jovem Gilliana Oliveira de 16 anos. “Soube que estava com câncer de mama quando fiz o autoexame. Felizmente descobri cedo, pois estava bem informada. Por isso estamos aqui para dizer a todos que se cuidem”, conclui a moradora do Fanchem.
A campanha do Outubro Rosa chegou ao fim, mas os atendimentos continuam. As consultas com mastologista são realizadas pelo Centro de Especialidades Médicas e Clínica da Mulher (CEMEQ), para agendar o atendimento é necessário comparecer ao local com CPF, identidade, cartão do SUS e comprovante de residência. A mamografia é feita através do Centro Médico e Diagnóstico (CMD), a unidade é particular e possui convênio com o SUS.
Serviço:
Centro de Especialidades Médicas e Clínica da Mulher (CEMEQ)
Endereço: Av. Camilo Cristófano, 100, Fanchem - Queimados
Contato: (21) 2665-3599

Centro Médico e Diagnóstico (CMD)
Endereço: Rua Alves, 69, Centro - Queimados



Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.