segunda-feira, 22 de outubro de 2018

CEU Planeta Futuro de Queimados está entre os melhores do Brasil

Em diagnóstico realizado pelo Ministério da Cultura, órgão atingiu a 4ª maior pontuação em âmbito nacional
Marina Mendes - O órgão cultural mais importante da cidade de Queimados está entre os melhores do Brasil, segundo a avaliação do Governo Federal. O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) tem a quarta maior pontuação do Brasil, e a terceira da região Sudeste. O diagnóstico, que tem como referência o ano passado, levou em conta o desempenho de gestão, a agenda de atividades, o espaço físico, a relação com a comunidade e a gestão orçamentária e financeira do local.
Entre os 131 CEUs analisados e diagnosticados, apenas 20,45% obtiveram boa pontuação. Localizado no bairro São Roque, o espaço foi avaliado pela Secretaria de Difusão e Infraestrutura Cultural e o resultado foi empolgante: Enquanto a média nacional foi de 45,2% e a regional de 45,3%, o Centro de Artes e Esporte Unificados Planeta Futuro alcançou 72,2% e está entre os mais bem avaliados do Brasil. A boa notícia foi dada durante uma visita de técnicos do Ministério da Cultura ao local, na última semana.

Inaugurado em 2016, o CEU Planeta Futuro é um espaço que está aos cuidados da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Com 3 mil metros quadrados e dedicado a oferecer lazer, prática esportiva e cultura à população, o local dispõe de biblioteca com mais de 2 mil livros didáticos, sala de computadores, pista de skate, parquinho para crianças, quadra poliesportiva, aparelhos de ginástica e um cineteatro/auditório com capacidade de até 60 lugares.
Além das exposições, festivais e saraus que acontecem periodicamente, o local oferece atividades como hip hop, jazz, zumba, teatro, ballet, dança de salão e, também, cursos livres de formação e qualificação profissional, como é o caso das oficinas de teclado, violão, bateria, informática, inglês, corte e costura, confeiteiro, padeiro, entre outras modalidades. Com duração de três meses, cerca de 4 mil alunos já participaram e levaram para casa os certificados que os auxiliam a ingressar no mercado de trabalho.

A representante do Ministério da Cultura, Adriana Nunes, ao lado
do Secretário da pasta, Marcelo Lessa, e do Prefeito Carlos Vilela 
Para o Prefeito Carlos Vilela, o resultado foi uma resposta a tantos projetos implementados no local desde a inauguração: “Temos valorizado muito a educação e a cultura no nosso município, principalmente, dentro do nosso CEU Planeta Futuro. Sabemos que oferecer lazer e capacitação de qualidade à população muda todo um cenário social de uma cidade”, afirmou o gestor.

Já para o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Marcelo Lessa, a boa pontuação mostra que o trabalho tem sido eficiente: “Quando iniciamos o projeto, sabíamos que seria interessante principalmente para os moradores do São Roque, mas não imaginávamos a dimensão da importância para Queimados como um todo. Hoje, nós estamos fazendo cultura lado a lado da população, tudo através de oportunidades”, comentou o gestor.
Os jovens Matheus, de 13 anos, e Bruno, de 14, são exemplos de jovens que tiveram suas rotinas alteradas com as atividades no CEU. Os dois são alunos de futebol e passam pelo gramado do local três vezes na semana. Para as mães, a iniciativa colabora porque coloca coisas boas na mente dos adolescentes. “Ocupa a mente e o tempo da melhor forma”, diz a dona de casa Conceição Morgado, de 53 anos, que é também moradora do bairro.
Já para Ana Carolina Santos, de 10 anos, a carreira de dançarina ficou mais próxima depois das aulas de Jazz. “Eu gosto de dançar e de me apresentar. Estar aqui mudou minha postura e me deu coragem”, contou a pequena.  


Colorido e de cara nova
Não é só a presença das crianças e dos jovens de Queimados que têm deixado o CEU Planeta Futuro com um ótimo visual. Através do trabalho do artista Luis Caio, o espaço agora tem, em na sua área externa, diversas imagens divertidas e coloridas, que pretendem dialogar, principalmente, com os moradores do bairro ao redor.
“Desde o Chaplin até a pintura de uma criança ao lado de um livro, a ideia é passar para a população que aqui é um lugar onde se pode aprender e se divertir”, comenta o artista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.