quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Outubro Rosa: Queimados na luta contra o câncer de mama

Prefeitura realiza palestras em unidades de saúde para conscientização da população

Aline Lopes- Um laço pra lá de significativo: a campanha contra o câncer de mama, conhecida como “Outubro Rosa”, alerta, cada vez mais, as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. Por isso, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma série de atividades para as pacientes das Clínicas da Família dos bairros Fanchem e Santiago, nesta quarta-feira (10). Além de palestras educativas, o público pegou encaminhamentos para mamografia, ultrassonografia de mama e preventivo.

O dia foi intenso. As pacientes da Clínica da Família Pastor Júlio Sena (Fanchem), ouviram o depoimento da Kelly de Sousa (45), que teve câncer de mama há 4 anos e, hoje, está curada. No bate-papo, a palestrante falou sobre os momentos de dificuldades vividos ao longo do tratamento, preconceitos e superação. Em seguida todos foram beneficiados com um bazar solidário que distribuiu gratuitamente roupas e calçados. O dia terminou com um momento de beleza, onde eles tiveram direito a maquiagem.  

O assunto é importante e foi levado a sério. As mulheres do bairro Santiago também participaram de atividades. Nas dependências da Clínica da Família Irlan de Souza Macedo os alunos de enfermagem da UNIABEU ministraram uma palestra que ressaltou as formas de prevenção, o tratamento e cura do câncer de mama.

Todas as 17 unidades de saúde do município realizarão palestras educativas para as pacientes durante todo o mês de outubro. Um grande evento está marcado para o dia 27 deste mês: A partir das 9h a Secretaria de Saúde fará um caminhadão de conscientização contra a doença para alcançar o maior número de pessoas possível. O ponto de concentração será na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro. De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, o objetivo principal é focar na saúde preventiva.


A secretária de Saúde, Drª Lívia Guedes, destacou a importância da descoberta precoce do câncer de mama: “Quando o tratamento da doença começa imediatamente, a chance de cura dessa pessoa é maior, por isso estamos sempre frisando sobre a necessidade de fazer o autoexame, de ir ao médico, realizar mamografia e cuidar da alimentação para evitarmos que mais mulheres morram deste mal”, alertou a gestora.

Prefeitura realiza 800 mamografias mensalmente

Emocionada com toda a programação realizada na Clínica da Família do Fanchem, a dona Dionice do Nascimento (70), aproveitou a oportunidade e já pegou seu encaminhamento para a mamografia. “Graças a Deus eu não tive nenhum caso próximo a mim com câncer de mama, mas, mesmo assim estou sempre realizando os exames, pois precisamos ficar atentos e nos prevenir contra essa e outras doenças”, disse a aposentada.

Outra paciente da unidade, Daniele Teixeira (34), participou da palestra quanto esperava o horário da consulta da sua filha, Skylar Teixeira (1). “Adorei a palestra, os profissionais de saúde explicaram muito bem sobre a doença e como fazer o autoexame corretamente”, concluiu a moradora do Fanchem.

O município realiza aproximadamente 800 mamografias ao mês junto ao Centro Médico e Diagnóstico (CMD), que é conveniada. Além de disponibilizar um Centro de Especialidades Médicas e Clínica da Mulher, no bairro Fanchem, com mastologista, ginecologista, coleta de preventivo, entre outros serviços.


As mulheres que desejam realizar a mamografia precisam passar por uma consulta médica em uma unidade de saúde mais próxima de casa e solicitar ao médico um encaminhamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.