segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Clínica da Família do Eldorado promove palestra em alusão ao Outubro Rosa

Pacientes aprenderam sobre o cuidado com a saúde feminina, realizaram a coleta de preventivo e farão exame de mamografia

Aline Lopes- Em alusão à campanha “Outubro Rosa”, que visa prevenir e orientar mulheres sobre o câncer de mama, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta segunda-feira (22) palestras educativas sobre a importância do cuidado com a saúde feminina para as pacientes da Clínica da Família Miguel Luiz de Carvalho, no bairro Eldorado. Além disso, a unidade realizou a coleta de 40 preventivos e encaminhou as mulheres para mamografia.
Durante a ação, as pacientes puderam tirar suas dúvidas sobre mamografia, autoexame, principais sintomas do câncer de mama, a importância do preventivo, HPV (Vírus do Papiloma Humano) e os direitos trabalhistas da gestante, através de palestras ministradas pelas profissionais de saúde da unidade.
A Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, alerta sobre a importância do diagnóstico precoce. “Quando é descoberto logo no começo, as chances de cura aumentam muito mais. Por isso, é fundamental realizar o autoexame, a mamografia e ficar atenta a alguns sintomas como: presença de nódulo nos seios, vermelhidão na mama e alterações no mamilo”, destacou a gestora.
Quem aproveitou a ação para fazer a coleta de preventivo foi a dona Ana Meirelles (57). “Estou sempre realizando os exames para saber como está a minha saúde, a mamografia, por exemplo, eu faço todo ano, pois entendo que o câncer de mama é uma doença grave e que seu diagnóstico precoce ajuda muito”, disse a moradora do Eldorado.

Além dessas ações específicas de prevenção realizadas no mês de Outubro, o município oferece durante todo ano o atendimento com mastologista no Centro de Especialidades Médicas e Clínica da Mulher (CEMEQ), no bairro Fanchem e mamografias no Centro Médico e Diagnóstico (CMD), conveniada pelo SUS. Para realizar o exame, basta realizar uma consulta médica na clínica da família mais próxima de casa e solicitar o encaminhamento para mamografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.