segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Queimados debate Saúde do Trabalhador

Palestras foram realizadas com o objetivo de traçar propostas para o tema

Aline Lopes- A Prefeitura de Queimados, promoveu, no último sábado (20), a II Conferência Municipal sobre a Saúde do Trabalhador, no Teatro Metodista. Durante todo o dia, diversas palestras foram ministradas com o objetivo de elaborar propostas que serão levadas à etapa regional, que acontecerá nos dias 23 e 24 de novembro. O evento foi realizado pela Prefeitura, através da Secretaria e do Conselho Municipal de Saúde.

Com o tema “O Resgate Histórico da Política de Saúde do Trabalhador de Queimados”, a conferência teve o objetivo de propor diretrizes para a formulação da Política Nacional de Saúde direcionada à classe trabalhadora. No evento, profissionais da área receberam homenagens pelo desempenho e 80 delegados foram eleitos com direto a voz e voto na próxima etapa da conferência.

O evento teve como palestrantes Wanderson Beiral e Débora Lopes, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Duque de Caxias, também na Baixada Fluminense. Eles falaram bastante sobre o tema e suas políticas. Após, os participantes se dividiram em quatro grupos para elaborarem as propostas.

Entre os tópicos escolhidos para o próximo encontro, destacam-se a “Readequação do fluxo das notificações compulsórias nas unidades de saúde” e a “Realização de oficinas de elaboração dos Planos de Ação de Saúde do Trabalhador”. A secretária municipal de Saúde, Lívia Guedes, falou sobre a importância do evento: “As conferências são importantes para compartilhar ideias e trocar experiências. Esse é um momento de estudarmos formas de melhorar cada vez mais a qualidade do serviço que prestamos a população”, explicou.

Saúde do trabalhador atua há quase dez anos em Queimados

Em 1999, o município deu início das ações de saúde do trabalhador, com o objetivo de acompanhar e dar suporte médico aos funcionários públicos ou de empresas privadas, que tiveram algum acidente de trabalho, sejam eles leves, graves ou com materiais biológicos.

De acordo com o coordenador do programa, Washington Gomes, os acidentes de trabalho são evitáveis. “Para evitar que cada vez mais funcionários venham se machucar, realizamos ações educativas nas empresas, alertando sobre possíveis riscos de acidentes”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.