quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Queimados dá início à vacinação contra a raiva e mais de 600 animais são imunizados no primeiro dia de campanha

Postos volantes irão percorrer diversas regiões do município ao longo deste mês. Próximas paradas serão no 24º BPM e Praça dos Eucaliptos

Foto: Thiago Loureiro
Aline Lopes- Ter um animal de estimação em casa requer alguns cuidados. Além de muito amor e carinho, os responsáveis pelos bichinhos precisam manter a caderneta de vacinação em dia para protegê-los contra diversas doenças. Pensando nisso, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta quarta-feira (5) a Campanha de Vacinação Antirrábica no município. Ao todo, mais de 600 pets, entre cães e gatos, foram imunizados neste primeiro dia.

As doses são gratuitas e o objetivo da campanha é manter o controle da doença no município. Para vacinar os animais de estimação contra a raiva, o responsável deverá levá-los com guia e coleira. Os pets com menos de três meses, grávidas ou amamentando não podem tomar o imunizante.

Foto: Thiago Loureiro
A cada semana, postos de vacinação volantes serão implantados em diferentes regiões da cidade para facilitar a vida dos moradores. De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, a vacinação é um ato de amor com seu animal de estimação “A raiva é uma doença extremamente grave, transmitida através de vírus existente na saliva do animal infectado. Além de colocar a saúde dos bichinhos em risco, a doença também pode afetar a pessoa que for mordida ou arranhada”, explicou a gestora.

Inspirada no exemplo da filha única, que resgata animais de rua para depois encaminhá-los para instituições responsáveis pelos cuidados e adoção, a Assistente Social, Sônia Viegas, de 52 anos, levou dois gatinhos para a vacinação. “Eles são os meus xodós, cuido como se fossem os meus filhos, muito amor e carinho”, destacou a moradora do bairro Fanchem.

Foto: Felipe Bragança
O amor pelos animais de estimação e a preocupação com a saúde dos bichinhos, fez com que a dona Lídia Pires, de 62 anos, levasse a cachorrinha dela e do seu neto para se imunizarem. “A Pandora já está comigo há seis anos e todas as vacinas dela estão em dia. Me preocupo muito com a saúde da minha bichinha, ela é tudo pra mim”, declarou a moradora do Fanchem.


A vacinação continua ao longo desta semana. Na quinta (6), o posto volante será nas dependências do 24º BPM, no bairro Vila do Tinguá, e na sexta-feira (7), na Praça dos Eucaliptos, no Centro, ambos das 9h às 13h. 

Um comentário:

  1. Sugiro passar também nos órgãos da prefeitura , como cemitérios e postos de saúde pois sempre tem alguns animais abandonados que se abrigam nestas unidades .

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.