segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Tradicional Concurso de Bandas e Fanfarras anima domingo chuvoso

Ao todo, 13 bandas fluminenses e mineiras participaram da competição no Ginásio Metodista. A banda Líbano Brasileiro, de Belford Roxo, levou o troféu de campeã

IMG Igor Lima/ SEMCOM - PMQ
Priscila Renovato - Muito ritmo, instrumentos musicais e dançarinos estilosos. Esta foi a mistura que encheu de alegria o dia dos queimadenses neste domingo (4), quando nem mesmo o mau tempo diminuiu a empolgação dos músicos de todo o estado no Concurso de Bandas e Fanfarras, realizado no Ginásio Metodista de Queimados. Depois da apresentação de 14 agremiações do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, o júri escolheu como campeão um representante da Baixada Fluminense: Líbano Brasileiro, de Belford Roxo. A banda já havia sido campeã em 2018, em Rio Bonito. 

Um júri formado por 13 especialistas de várias cidades avaliou a passagem de cada banda de acordo com cinco categorias técnicas: Banda iniciante com escaletas, Percussão Sinfônica, Banda Marcial, Percussão com instrumentos melódicos juvenil e Percussão com instrumentos melódicos. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e a Associação de Bandas e Fanfarras Estaduais do Rio de Janeiro (AABAFERJ). 

IMG Wanderson Oliveira/ SEMCOM - PMQ
Previamente marcado para a Praça dos Eucaliptos, no centro da cidade, o evento foi transferido pelos organizadores por conta da previsão de chuvas. Mas a mudança de local não diminuiu a animação da torcida e nem dos músicos. Na quadra, muita disposição para impressionar os jurados; das arquibancadas, muito grito e incentivo das torcidas para suas bandas favoritas.

Estiveram presentes para prestigiar o evento o Prefeito da cidade, Carlos Vilela, a primeira-dama, Lúcia Vilela, e o Secretário Municipal de Educação Lenine Lemos. “É com imensa satisfação que recebemos mais uma edição da CONFABANQ, evento que anima e transforma a vida de muitas pessoas. Acreditamos firmemente no poder da música como agente social e, por isso, oferecemos aulas gratuitas de diversos instrumentos no CEU Planeta Futuro. Lá, os jovens podem ter aulas de violão, flauta, saxofone, clarinete entre outros. Já formamos inúmeras pessoas que hoje vivem de suas profissões. É um exemplo de cidadania”, completou o Prefeito.

IMG Igor Lima/ SEMCOM - PMQ
Elias Oliveira Santos, Presidente da AABAFERJ, também destacou o papel da música como fator de transformação nas vidas de crianças e adolescentes: “Já encaminhamos muitos jovens para escolas de música e até mesmo para concursos das Forças Armadas. O intuito é continuar proporcionando essa esperança a cada um dos participantes”, frisou o maestro.

Além da banda de Queimados, a competição contou com a participação de bandas dos municípios de Nilópolis, Mangaratiba, Belford Roxo, Maricá, Rio de Janeiro, Caxias, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Muriqui, Niterói, Japeri e representantes do Estado de Minas Gerais.

Um comentário:

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.