segunda-feira, 12 de março de 2018

Carteira do Idoso garante gratuidade em passagens interestaduais

Emitido pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com os CRAS da cidade, documento beneficiou 1,5 mil moradores só no ano passado
Marina Mendes - Para quem tem acima de 60 anos de idade, renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos e quer muito viajar, esse é o momento de emitir a ‘Carteira do Idoso’. Garantido por Lei, o documento é destinado a Terceira Idade e fornece ao cidadão direito à gratuidade ou desconto de, no mínimo, 50% no valor de passagens interestaduais.  Em Queimados, na Baixada Fluminense, a Secretaria Municipal de Assistência Social já cadastrou cerca de 1500 idosos no último ano no benefício.
Para os interessados, o primeiro passo para a emissão da Carteira do Idoso é procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu bairro ou a Secretaria Municipal de Assistência Social, que fica na Rua Eugênio Castanheira, 176, Centro, às sextas-feiras, de 8h às 17h.
Os documentos necessários são: Identidade, CPF, Comprovante de Residência, Certidão de Nascimento, Casamento, Carteira de Trabalho e Título de Eleitor de toda a família, para assim ser incluído no CadÚnico para Programas Sociais e emitir o Número de Identificação Social (NIS). As carteiras são emitidas e entregues na própria Secretaria.
Para o Secretário Municipal de Assistência Social, Elton Teixeira, é indispensável que a melhor idade compareça em peso até o local para usufruir do serviço. “Vale ressaltar que o idoso deverá adquirir o bilhete de passagem obedecendo aos seguintes prazos: com, no máximo, seis horas de antecedência para viagens com distância de até 500km; com, no máximo, 12 horas de antecedência para viagens com distância acima de 500km”. 
Ana Maria Alves, de 68 anos, soube do programa pelo Centro de Referência de Assistência Social do Centro do município, assim que entrou para a melhor idade. Desde então, a artesã e moradora do bairro Eldorado atualiza seus dados criteriosamente. “Já estou há 7 anos com essa carteirinha. Estou programando uma viagem para o Espírito Santo e, por isso, não poderia deixar de vir atualizar o documento”, contou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.