sexta-feira, 23 de março de 2018

Concurso reciclável coleta e reaproveita óleo de cozinha usado em Queimados


Prefeitura irá premiar alunos que arrecadarem maior quantidade do material. Iniciativa visa estimular descarte correto e educação ambiental nas escolas da rede
Marina Mendes - Você sabia que o óleo de cozinha já utilizado pode contaminar milhares de litros de água se for descartado incorretamente? Pensando nisso, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa dos Animais, aproveitou o Dia Mundial da Água, comemorado na última quarta-feira (22), para lançar a segunda edição do concurso “Óleo Amigo”, uma espécie de gincana reciclável desenvolvida nas escolas da rede municipal de ensino, que premia os alunos que mais se destacarem na coleta do material.
O lançamento do projeto aconteceu na Escola Municipal Anna Maria dos Santos Perobelli. Na ocasião, os representantes da campanha explicaram para as crianças diversos pontos do concurso, mas o que mais chamou a atenção e fez sucesso entre os pequenos foram os prêmios. Os três alunos que entregarem a maior quantidade de óleo saturado irão ganhar bicicletas, passeios, tablets e bolsa de estudo em curso de idiomas. A turma vencedora também será premiada.
O concurso será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e se dará em duas etapas. A primeira acontecerá entre os dias 22 de março e 26 de junho enquanto a segunda será realizada entre 20 de agosto e 27 de novembro deste ano, ou seja, serão dois concursos para a garotada. No ano passado, mais de 18 mil litros de óleo saturado foram coletados na primeira edição do concurso.  
Além das escolas, o município disponibiliza um ecoponto para o descarte correto do óleo usado por parte de toda a população, localizado na sede da Secretaria Municipal do Ambiente e Defesa dos Animais (Avenida Luigi Giobbi, nº 498 – Fanchem).

Representando o Prefeito Carlos Vilela, o vice-prefeito Machado Laz esteve presente no lançamento do concurso óleo amigo e ressaltou a importância de estimular a prática da Educação Ambiental nas escolas. “Hoje em dia temos que nos preocupar com os prejuízos que a Natureza já sofreu. Temos que preservar tudo isso, e sem dúvidas, aqui em Queimados, com essa campanha, estamos dando um grande passo. Esperamos que essa edição seja mais um sucesso”, declarou.

Pequenos multiplicadores
De acordo com o Secretário Municipal do Ambiente e Proteção dos Animais, Cacau Nogueira, a ação busca atingir a população em geral, uma vez que as crianças, por meio do concurso, incentivarão a coleta do óleo não só em casa, mas também nos bairros. “O objetivo em coletar o máximo de óleo de cozinha usado é uma iniciativa muito importante. A partir do momento que as crianças têm essa tarefa da coleta, elas aprendem, ensinam e conscientizam as pessoas ao redor, além de contribuírem efetivamente para o Meio Ambiente”, destacou.
A pequena Rafaela Gama, de apenas 7 anos, é do 2º ano do ensino fundamental e já parece entender tudo de Meio Ambiente. Ganhadora do último concurso, com 480 litros de óleo coletado, a pequena explica como se deu a conquista. “Eu quis participar para contribuir com o Meio Ambiente, para não ter que ver tantos peixinhos morrendo e os rios sujos, e ainda fiquei muito alegre quando eu ganhei!”, disse.
Também participaram do lançamento da campanha, o coordenador Sérgio Roberto, mais conhecido como Dr. Ambiente, representando a empresa Grande Rio Reciclagem Ambiental, e também Patrícia Godoi e Paula Soares, representantes da CEDAE, que orientaram e fizeram brincadeiras sobre contaminação de água, óleo na rede de esgoto e outras necessidades ambientais, com muita didática e descontração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.