quinta-feira, 8 de março de 2018

Queimados prorroga prazo de inscrições em oficinas de capacitação e entretenimento


Ainda restam 918 vagas nas 35 modalidades oferecidas no Centro de Artes e Esportes Unificados Planeta Futuro. Aulas começam na próxima segunda-feira

Marina Mendes - Quem ainda não se cadastrou nas oficinas oferecidas no Centro de Artes e Esportes Unificados Planeta Futuro, terá uma segunda chance. A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, prorrogou nesta quinta-feira (8) as inscrições para as 35 modalidades oferecidas no espaço. Ainda restam 918 vagas e as aulas se iniciam na próxima segunda-feira. Nesta semana, o local ficou movimentado e em apenas três dias 975 moradores se cadastraram em busca da tão almejada qualificação profissional.


Com duração de dois meses, as oficinas já formaram e levaram mais de 3 mil moradores para o mercado de trabalho. Para o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Marcelo Lessa, o projeto é extremamente gratificante, já que mudou o cenário do bairro São Roque e capacitou muitas pessoas nesses dois anos.  “O nosso trabalho é para tirar os jovens da ociosidade e ocupar a mente deles através da arte e da educação, e nesse sentido, estamos alcançando a meta. Quem procura as oficinas está sendo muito bem atendido por aqui”, comemora. 

Entre as opções deste semestre, o CEU contou com algumas novidades, como: Capoeira, DJ, Modelagem de Argila e o hip hop. Além disso, o local abriu vagas para um segundo módulo de curso, que visa aprofundar os conhecimentos dos alunos que já fizeram a primeira parte do curso. Música, Corte e Costura, Fotografia e Teatro são alguns desses.

O prefeito Carlos Vilela afirma que está muito feliz com o acréscimo de 15 cursos na grade deste ano, mas ressalta que é importante também que os moradores fiquem ligados nesse tipo de oportunidade. “Já conseguimos mais 15 cursos para o CEU entre o ano passado e esse que se iniciou. Como morador do bairro São Roque fico muito feliz em ver esse espaço voando alto e oferecendo tantas atividades não só para os jovens, mas também para os adultos. Todos precisam estar atentos para não perder a oportunidade de crescer profissionalmente”, disse.

Cursos e oficinas são para todas as idades


As amigas Jandira Santana, de 71 anos e Márcia Nonato, de 59, não perderam a oportunidade e se inscreveram na segunda parte do curso de artesanato. Márcia explica que no início, era mais por lazer, mas hoje em dia, se intitula como crocheteira. “Aqui no CEU eu despertei a ideia de fazer artesanato e com isso empreender um negócio meu. Hoje em dia já faço coisas pra fora, porque percebi que o mercado para as artesãs está cada vez maior”, contou a professora aposentada.

Já Jandira, que no dia a dia é do lar, conta que já sabia um pouco sobre a arte do artesanato, mas que foi no curso que ela aprofundou suas técnicas, e que a oportunidade de aprimorar ainda mais nesse período a deixou ainda mais animada. “Foi tão bom enquanto o curso durou, mas melhor ainda é saber que vai continuar. Queremos absorver ainda mais as técnicas”, afirmou.


O jovem Higor Augusto, de 13 anos, também esteve no local e se inscreveu em outro tipo de arte: o desenho. Morador do Bairro São Roque e acompanhado pelo pai, ele conta que quem o chamou para a oficina foi um colega da escola, e que essa foi uma oportunidade enorme para ele, que sonhava em fazer esse tipo de curso. “Eu sempre quis aprender a desenhar. Vou me esforçar muito pra aprender e fazer isso bem”, concluiu o adolescente.

Como parte das inscrições, os interessados além de levarem documentos, tinham que contribuir com a doação de 1kg de um alimento não-perecível. Foram recolhidos cerca de 300 kg, que serão doados para o Instituto Educacional Nossa Senhora Aparecida (IENSA), além da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

Um comentário:

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.