segunda-feira, 26 de março de 2018

Seminário de Educação em Queimados destacou debates sobre literatura, história e racismo


Durante quatro dias cerca de mil profissionais da rede pública de ensino participaram do evento


Leandro Machado - Muita animação e aprendizado. Foi assim o último dia de atividades do I Seminário Educacional, desenvolvido pela secretaria municipal de Educação de Queimados, na Baixada Fluminense. O evento ofereceu quatro dias seguidos de palestras e atividades interdisciplinares, que envolveu mais de mil profissionais ligados à rede municipal de ensino. Na última sexta (23), o encerramento contou com oficinas para professores e diretores na Escola Municipal Leopoldo Machado.

Com o tema “Quem ama sua história, conserva sua memória”, o seminário foi desenvolvido para os profissionais da rede pública de educação com o objetivo de intensificar a importância do debate sobre a cultura local nas salas de aula do município. Outro destaque no evento foi a discussão sobre preconceito nas escolas, tema que fez parte do programa “21 dias contra o racismo”.



Com uma participação em massa dos profissionais da rede pública de ensino, o secretário municipal de Educação, Lenine Lemos, destacou a importância dos temas abordados no evento: “Foram quatro dias muito especiais para nós. Abordamos temas que fazem a diferença na sala de aula e, consequentemente, na formação dos alunos. Foi bom ver a presença de professores, diretores, regentes de turma, enfim, todo pessoal da Educação, se preparando cada vez mais para os nossos desafios deste ano”, disse.

Desde a última terça-feira (20), os profissionais participaram de palestras com grandes nomes ligados à educação e literatura. Na abertura, cerca de 250 pessoas receberam o renomado professor Armando Nembri para falar sobre inclusão. No mesmo dia o racismo foi tema de debate com o palestrante Renato Nogueira. Na quarta (21), os professores e diretores realizaram oficinas interdisciplinares que estimulam a memória.

Na quinta (22), os palestrantes foram a escritora e professora Sônia Rosa e o professor Augusto Pessôa. Durante todo o dia, o tema foi a importância da literatura e da história nas salas de aula. Para finalizar, na última sexta (23), os profissionais realizam diversas atividades interdisciplinares e realizaram oficinas e exercícios sobre os temas debatidos no seminário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.