terça-feira, 27 de março de 2018

Queimados terá cadastramento biométrico para aposentados e pensionistas

Procedimento começa na próxima segunda-feira e servidor inativo que não se regularizar pode ter seus proventos suspensos

Leandro Machado - Atenção aos prazos, pois o recadastramento dos servidores aposentados e pensionistas do PREVIQUEIMADOS (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Queimados) vai começar na próxima segunda-feira (2). E, este ano, a ação conta com uma novidade: A leitura biométrica! Com o intuito de diminuir as chances de fraudes, todos os 413 beneficiários terão que, obrigatoriamente, realizar a regularização. Quem não cumprir as exigências, pode ter seus proventos suspensos. Outra mudança para este ano é a obrigatoriedade da apresentação dos documentos de identidade de todos os dependentes dos beneficiários.
A ação será dividida em duas fases: A primeira é a presencial. De 2 a 20 de abril os servidores comparecerão à sede da autarquia (Rua Félix, 24, 1559, Vila Camarim), das 9h às 16h, com identidade, CPF, Título de Eleitor, Cartão PIS/PASEP/NIT, comprovante de residência (originais), telefones e e-mails atualizados. Para beneficiários com dependentes, deverá levar Certidão de casamento ou união estável atualizada, Certidão de nascimentos de filhos menores de 21 anos, além de CPF, Título de eleitor e cartão PIS/PASEP/NIT.
Neste mesmo período, quem mora longe do município, o recadastramento pode ser feito à distância (via Correios). Com esta opção, o servidor precisa fazer o reconhecimento de firma por autenticidade de todos os documentos em cartório e entrar no endereço eletrônico www.previqueimados.rj.gov.br e fazer o cadastro na aba “Solicitação de recadastramento à distância”. Em seguida, enviar os documentos exigidos pelos correios. Para quem tem dificuldade de locomoção, a equipe do Instituto fará uma visita domiciliar com agendamento para realizar a regularização. A marcação da visita pode ser feita pelos telefones 2665-6503 ou 3770-3741.
Os aposentados e pensionistas inválidos, em decorrência de doença mental e os pensionistas menores de idade, serão representados por seus curadores, tutores ou guardiões que deverão apresentar original da tutela, termo de guarda ou curatelada, expedida pelo Juízo que a deferiu. Ou no caso de guarda natural pelos genitores com a certidão de nascimento para pensionistas menores de 18 anos, além das documentações acima, os responsáveis devem comparecer, portando a certidão de nascimento.
A segunda etapa do recadastramento será de forma domiciliar. Ou seja, servidores portadores de necessidades especiais e com dificuldades de locomoção poderão agendar uma visita de uma equipe do PREVIQUEIMADOS através dos telefones: (21)2665-6503 / (21)3770-3741 ou do Email:previqueimados@queimados.rj.gov.br, de 23 a 30 de abril.
 O diretor-presidente da autarquia, Marcelo Fernandes, destacou a necessidade de aumentar a fiscalização sobre os dependentes: “Precisamos conhecer quem são os nossos possíveis beneficiários. Por isso estamos solicitando que todos os aposentados tragam os documentos de seus dependentes para que possamos conhecê-los e nos preparar para o futuro”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.