sexta-feira, 23 de março de 2018

Saúde de Queimados realiza ação de prevenção às DSTs

Além do teste rápido, moradores receberam orientações e ganharam preservativos
Foto: Thiago Loureiro
Aline Lopes- Com o objetivo de reforçar a importância do preservativo como instrumento de evitar a contaminação, por via sexual, pelo vírus HIV e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta sexta-feira (23) uma ação especial no Centro de Especialidades Médicas (CEMEQ). Cerca de 50 moradores realizaram o teste rápido de HIV, Sífilis, Hepatite B e C e obtiveram o resultado em 40 minutos. Além disso, os pacientes da unidade receberam orientações com psicólogos e preservativos feminino e masculino. 
Foto: Thiago Loureiro
O município tem atualmente 400 pessoas infectadas com o vírus HIV, que fazem tratamento no Programa de DST, com medicamentos gratuitos. “É importante alertarmos a população sobre a necessidade de usar preservativo e de realizar o teste rápido. Pois, o diagnóstico precoce é essencial para o tratamento e cura dessas doenças”, explicou a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes.
Foto: Thiago Loureiro
Grávida de cinco meses, Edlurce da Silva, de 23 anos, foi encaminhada pelo médico para fazer o exame. “É importante fazermos esse procedimento para sabermos como está a nossa saúde e a do nosso bebê. Eu já havia feito o teste antes de engravidar por questões de precaução mesmo”, declarou a moradora do bairro Vila Americana. 

Quem deseja realizar o teste rápido,  basta procurar o Programa de DST, para fazer o agendamento. O órgão fica localizado na Rua Onze, s/n, Vila Pacaembu (anexo ao CETHID) e funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. É necessário levar identidade, CPF e comprovante de residência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.