terça-feira, 6 de março de 2018

Defesa Civil de Queimados inicia capacitação para futuros professores

Estudantes do curso de magistério receberão treinamento teórico e prático em prevenção contra incêndios, primeiros socorros e técnicas básicas de Defesa Civil

Rafaela Diniz - Com o objetivo de formar novos multiplicadores para atuar em eventuais acidentes domésticos e sinistros naturais que possam acontecer, a  Prefeitura de Queimados deu início na última segunda-feira (5) ao curso Básico de Proteção e Defesa Civil para os alunos do curso de magistério do Ciep 341 – Sebastião Pereira Portes.

O curso terá carga horária de 40 horas e entre os conteúdos que serão abordados estão: conceito básico de Defesa Civil, prevenção e combate a incêndios, primeiros socorros, acidentes domésticos, conceitos de defesa civil na linguagem infantil trabalhando os principais pensadores da educação e violência escolar. A previsão de conclusão é para o fim de maio.

Estiveram presentes na abertura do curso, o Secretário Municipal de Defesa Civil, Davi Brasil e a Comandante do Destacamento de Bombeiros de Queimados, a Major Carla. As aulas serão ministradas pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Defesa Civil, entre eles instrutores e coordenadores, além dos alunos que se formaram em uma turma anterior, que atuarão como monitores durante esta fase do curso. Além das aulas presenciais, também terão os conteúdos à distância com os assuntos debatidos durante a semana.

Para o Secretário Municipal de Defesa Civil, Davi Brasil, o curso tem por finalidade preparar o jovem para propagar a informação. “Estamos apostando nesses jovens como propagadores do conhecimento dentro de suas comunidades. Assim que se formarem, estarão aptos a nos ajudar a fazer um trabalho preventivo com a população local”, explicou.

A iniciativa faz parte do projeto de gestão “Em Busca da Resiliência” e conta com o apoio do Destacamento de Bombeiros de Queimados, que ajudará os agentes da Defesa Civil a ministrar as aulas práticas do curso.

“Estamos capacitando os alunos para que sejam multiplicadores do conhecimento e fiscalizadores de atividade que leve a acidentes ou desastres, como por exemplo, jogar lixo e outros objetos dentro do rio, o que pode ocasionar um alagamento em caso de chuva forte”, concluiu o Coordenador de Atividades em Educação Preventiva, André Faria, que também é um dos instrutores no curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.