terça-feira, 20 de março de 2018

Seminário de educação de Queimados destaca educação inclusiva e combate ao racismo


Evento lotou o Teatro Metodista e terá continuidade nesta quarta (21) com atividades pedagógicas 

Leandro Machado - Grande público, plateia atenta e palestras que, além de conhecimento, levaram os presentes a momentos de emoção e reflexão. Este foi o cenário de abertura do I Seminário Educacional da Rede Pública de Ensino de Queimados, realizada nesta terça (20), no Teatro Municipal Metodista.Cerca de 250 profissionais, entre professores de salas de recursos, do Núcleo de Atendimento ao Estudante (NAE) e cuidadores de alunos, assistiram às palestras do professor Armando Nembri e do Dr. Renato Nogueira, que abordaram a educação inclusiva e a necessidade de combater o racismo nas escolas. O evento terá continuidade nesta quarta (21), a partir das 9h, no mesmo local.

Quem abriu o seminário foi o professor Armando Nembri. Com um vasto currículo, o palestrante, que é surdo de nascença, falou sobre o tema “Relações Humanas, Inclusivas e Solidárias”. Por cerca de uma hora, ele abordou as dificuldades nas relações interpessoais, a importância estar bem consigo exercer a missão de levar da melhor forma o ensino a quem mais precisa. “Fui muito bem recebido e a plateia muito participativa. Amei vir a Queimados”, disse.

À tarde, o teatro também lotou para receber o Dr. Renato Nogueira, que abordou “A infância no contexto das questões raciais”. A palestra faz parte da campanha “21 dias contra o racismo”. O especialista opinou sobre a forma como o tema deve ser tratado nas escolas.

“Os valores aparecem de várias maneiras, se a gente pensar no inconsciente da criança. O modo como a gente brinca interfere no que seremos quando adultos”, declarou.

Em busca de atualização profissional

A programação da semana tem por objetivo discutir a importância de manter viva a história local. Com o tema “Quem ama a sua história, conserva sua memória”, o seminário será realizado até a próxima sexta (23) e conta, além de palestras, com a realização de oficinas interdisciplinares sobre o assunto. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, cerca de 900 profissionais da rede pública de ensino participarão das atividades.

O professor Lenine Lemos, Secretário da Pasta, destacou os temas abordados nas palestras e a importância da valorização do profissional. “Todo início de semestre nós gostamos de investir na atualização de nossos servidores e isso é refletido nas salas de aula, no ensino ao aluno. Hoje recebemos dois grandes nomes em nosso município e aprendemos muito com eles”, destacou.

Aline Cordeiro dos Santos, 36, estava atenta a todos os detalhes das palestras. Ela é diretora da creche Iracema Garcia, no Fanchen, e comemorou a oportunidade de absorver conhecimentos pertinentes à profissão.

“Ao ouvir os palestrantes, percebemos que estamos em uma época onde as mídias digitais e os recursos tecnológicos têm tomado nosso tempo e nos afastando uns dos outros. Fomos convidados a rever nossos objetivos e o desenvolvimento desta prática dentro das escolas. Precisamos uns dos outros e a educação não é feita sozinha”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.