segunda-feira, 26 de março de 2018

Fórum discute saúde mental em Queimados

Palestrantes abordaram trabalho desenvolvido no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e nas residências terapêuticas da cidade
Foto: Thiago Loureiro
Aline Lopes- A Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta segunda-feira (26) um fórum sobre a intervenção da saúde mental na reinserção social e construção da cidadania da mulher, no auditório do Centro de Especialidades Médicas de Queimados (CEMEQ), no bairro Fanchem.  
Foto: Thiago Loureiro
Durante o fórum, as palestrantes Valéria Nascimento –Terapeuta Ocupacional- e a Verônica Luna – Psicoterapeuta- mostraram através de vídeos e fotos os trabalhos que vem desenvolvendo de reinserção social com os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e moradores da Residência Terapêutica.
“Essas ações são importantes não só para ajudar a mulher se reinserir na sociedade, mas também para alertar a todos sobre os cuidados com a saúde mental. Pois, muitos se preocupam com o corpo e se esquecem de cuidar da mente, que também é um fator essencial”, explicou a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes.
Foto: Thiago Loureiro
A Coordenadora do CAPSi (Centro de Atendimento Psicossocial Infanto-Juvenil), Ruliane Gitahy, participou do fórum e disse que já faz o trabalho de reinserção social com as crianças. “É bom mostrar para eles e para todos em sua volta que eles são capazes de conseguir fazer as tarefas do dia a dia sozinhos. Lá na unidade, por exemplo, temos a oficina do sabor, onde os próprios pacientes produzem alimentos”, declarou.
Atualmente, o município conta com quatro residências terapêuticas, um núcleo de álcool e outras drogas,
Foto: Thiago Loureiro
um Centro de Atendimento Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi) e um Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) e um ambulatório. Para mais informações, basta procurar a Secretaria Municipal de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, na Rua Hortência, nº 1453, Centro. Ou ligue (21) 2665-1391.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.