quinta-feira, 1 de março de 2018

Prestação de contas da saúde aponta aumento no número de atendimentos na rede básica

Ao todo 154.382 mil procedimentos foram realizados no 3° quadrimestre do ano de 2017, um acréscimo de 5% comparado ao período anterior

Foto: Thiago Loureiro
Aline Lopes- Um verdadeiro raio-x da saúde do município de Queimados. Foi assim a audiência pública de prestação de contas do 3° quadrimestre do ano de 2017, realizada na última quarta-feira (28), no plenário da Câmara Municipal de Vereadores. Entre as informações prestadas à população, ganharam destaque o número de atendimentos do período, totalizando 154.382 mil procedimentos, o que representou um aumento de 5% no número de consultas oferecidas pela rede, que soma ao todo 18 unidades básicas.
Foto: Thiago Loureiro
De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, os números de serviços prestados em 2017 foram satisfatórios e a previsão é aumentar ainda mais a oferta de atendimentos à população neste ano. “Já no 1° quadrimestre, os moradores terão ainda mais opção do atendimento básico de saúde. Vamos entregar a Clínica da Família no bairro Belmonte e iremos implantar ambulatórios para tratamento de doenças autoimunes. A missão passada pelo prefeito Carlos Vilela é promover uma saúde humanizada e de qualidade”, destacou.
Quem também teve destaque no relatório foi o Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes (CETHID), uma referência de saúde na Região Metropolitana, que totalizou 126.653 atendimentos só no 3° Quadrimestre. Deste total, 49% dos pacientes são moradores de Queimados e os demais são dos 12 municípios que também são atendidos pela unidade.
Foto: Thiago Loureiro
De acordo com o Subsecretário Adjunto de Atenção Básica e Vigilância em Saúde, Uilen Barbosa, neste primeiro quadrimestre também haverá uma redistribuição no atendimento oferecido a hipertensos e diabéticos na cidade. “Os casos mais simples, vamos encaminhar para o programa municipal de Hiperdia, que funciona na sede da Vigilância em Saúde. Já os mais complexos, iremos direcionar para o CETHID, que é referência neste tipo de tratamento. Assim, vamos ampliar o número de atendimentos”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.